Bento Albuquerque é exonerado do Ministério de Minas e Energia

A troca de ministros acontece no rescaldo de críticas frequentes de Bolsonaro, à política de preços da Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi exonerado da chefia da pasta nesta quarta-feira, 11, segundo consta em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU). Com a saída, Adolfo Sachsida foi nomeado pelo presidente  da República, Jair Bolsonaro (PL) para o cargo de ministro, deixando a chefia da Assessoria Especial do Ministério da Economia. Demissão ocorre a pedido do então ex-ministro. 

A exoneração do almirante Bento Albuquerque ocorre um dia após o ajuste do preço do diesel, anunciado pela Petrobras na segunda-feira, 9, passar a valer nas refinarias. Em live nas redes sociais na última quinta-feira, dia 5, Bolsonaro criticou a política de preços da Petrobras e pediu que os mesmos ficassem congelados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na ocasião, o presidente chegou a citar nominalmente Bento Albuquerque, além de José Mauro Coelho, presidente da Petrobras, ao afirmar que os servidores "não podem" aumentar o preço dos combustíveis. Bolsonaro também criticou o lucro registrado pela estatal no primeiro trimestre deste ano, enfatizando que o povo é violado em favor do acionista da companhia.

A troca de ministros acontece no rescaldo de críticas frequentes de Bolsonaro, à política de preços da Petrobras. A estatal, que tem o Governo Federal como maior acionista, é vinculada ao ministério.

Novo ministro ocupava secretaria no Ministério da Economia

O nomeado para a pasta, Adolfo Sachsida, já ocupava cargo no Governo Federal. O economista e advogado era titular da Assessoria Especial de Estudos Econômicos, no Ministério da Economia. Não foi informado quem assumirá o órgão.

Recém-nomeado ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida manifestou-se na manhã desta quarta-feira, 11, pelo Twitter. "Com muito trabalho e dedicação espero estar à altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil", postou Sachsida.

No post, o novo ministro também agradece ao presidente Jair Bolsonaro pela confiança, ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo apoio, e ao ex-ministro Bento Albuquerque "pelo trabalho em prol do País".

OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Bolsonaro exonera ministro minas energias petrobras diesel reajuste preco combustiveis poder publico empresas governo federal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar