Anac determina que ITA dê assistência imediata e reembolsos a passageiros

Agência reguladora afirma que companhia aérea do Grupo Itapemirim deve ainda comunicar todos os passageiros sobre cancelamentos de voos e reacomodações

Ao ser comunicado da suspensão da operação da ITA, companhia aérea do Grupo Itapemirim, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou que a empresa preste atendimento integral a todos os clientes lesados. A aérea deverá comunicar todos os passageiros, individualmente, sobre cancelamentos de voos, reacomodações e também garantir o reembolso das passagens aéreas comercializadas.

O Grupo Itapemirim anunciou na tarde da última sexta-feira, 17, que suspendeu "temporariamente" as operações da companhia aérea para uma "reestruturação interna". Segundo a empresa, a decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais. Em nota, a agência reguladora informou que foi comunicada sobre o tema por volta de 18 horas. As medidas determinadas pela Anac estão previstas em resolução.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao anunciar a decisão, a companhia informou que a suspensão começaria na própria noite desta sexta, e que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br.

Por sua vez, a agência reguladora recomenda, ainda, que os passageiros com voos previstos a partir deste sábado, não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. Além de indicar o contato também fornecido pela empresa, a agência reguladora orientou que os passageiros recorram ao Consumidor.gov.br - plataforma para reclamações de consumidores e contato com empresas.

A companhia aérea tinha 514 voos programados entre a noite dessa sexta-feira, 17, e o dia 31 de dezembro, segundo o Sistema de Registro de Operações (Siros) da Anac. Cada voo nas aeronaves da empresa tem capacidade para 162 passageiros.

Após o anúncio da empresa, a agência reguladora suspendeu a licença da ITA para operar voos. "A segurança das operações aéreas é prioridade da Agência. Devido à paralisação das operações da empresa, a Anac suspendeu o seu Certificado de Operador Aéreo (COA)", diz a nota da agência.

O Certificado de Operador Aéreo é o documento que comprova que a empresa foi submetida ao processo de certificação da Anac e tem autorização para realizar as operações pretendidas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Anac IRA suspensão voo clientes passageiros

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar