Ceará apresenta maior alta do consumo das classes C e D no Nordeste
Os dados são da pesquisa Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo SantanderApós dois meses negativos no consumo das classes C e D, o Ceará fechou julho com maior alta entre os três estados do Nordeste e acima da elevação nacional, que foi de 5%.
É o que aponta a pesquisa Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. O levantamento mostra crescimento de 10% no mês, contra 7% de Pernambuco e 3% da Bahia.
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AssineEm junho, os estados tinham encerrado, respectivamente, com retração de 3%, 1% e 1%, ante maio.
Segundo a pesquisa, os segmentos que mais evoluíram no Ceará e que apontam a retomada da economia foram: companhias aéreas (47%), rede online (26%), serviços (25%), automóveis e veículos (19%), hotéis e motéis (19%), transporte (15%) e lojas de Roupas (12%).
Entretanto, caíram os gastos com lojas de artigos diversos (-10%), diversão e entretenimento (-3%) e drogaria e farmácia (-1%).
No Brasil, quase todas as regiões registraram crescimento, mas as que impulsionaram o resultado total foram Norte e Nordeste, com aumento de 23,5% e 8,5%, respectivamente.
O Sul avançou 7,7%, enquanto o Sudeste, 3,5%. Já o Centro-Oeste teve leve queda de 0,5%. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil de consumo das classes C e D.
Os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram rede online (8%), transportes (7%), restaurantes (6%), supermercado (5%), prestadores de serviços (5%) e combustível (5%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram com diversão e entretenimento (-8%).
O levantamento mostra também que o principal gasto no orçamento ainda é em supermercados (35%), seguindo de restaurantes (12%) e lojas de artigos diversos (11%), com uma pequena variação entre os meses de junho e julho.
Em julho, 82% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a junho. Observa-se, por exemplo, crescimento de 4% nos gastos em restaurantes e de 22% em diversão e entretenimento.
Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores rede Online (9%), transporte (5%), prestadores de serviços (3%) e combustível (2%).
Na avaliação da executiva, a inflação dos últimos meses, acima da meta, tem contribuído para esse aumento do ticket médio em alguns itens. “É cada vez mais fundamental o aprimoramento e crescimento da educação financeira também nas classes sociais C e D”, explica.
Na avaliação de Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, os números de julho consolidam a recuperação no consumo destas classes sociais, dado o histórico dos últimos dois meses.
“Tivemos uma leve queda em junho em decorrência de um alto crescimento em maio, principalmente, por conta do Dia das Mães. A tendência é que o segundo semestre mostre uma recuperação mais robusta à medida que a vacinação contra Covid-19 avance e setores da economia que ainda sofreram bastante no primeiro semestre comecem a se recuperar”, diz.