Volume de serviços cresce 2,3% no Ceará, segundo o IBGE

Já em relação a igual mês de 2020, avançou 22,7%, terceira taxa positiva consecutiva

O volume de serviços do Ceará cresceu 2,3% na passagem de maio para junho. Já em relação a igual mês de 2020, avançou 22,7%, na terceira taxa positiva consecutiva.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Também houve alta no acumulado do ano de 5,8% frente a igual período do ano anterior. Em 12 meses, há recuo de 5,1%, mas mantendo a trajetória ascendente iniciada em abril deste ano e de retomada.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, desta quinta-feira, 12 de agosto, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho do setor no Estado em junho (22,7%), no comparativo com junho de 2020, foi puxado por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (68,9%). Em maio, a variação desse ramo havia sido de 72,1%.

O segundo maior crescimento no comparativo com mesmo mês de 2020 foi registrado no grupo de atividades serviços prestados às famílias (56,9%). Esse grupo de atividades está em movimento crescente, já que em maio havia registrado variação de 38,4%.

Também tiveram crescimento os outros serviços (19,2%) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (11,5%). Tiveram queda apenas os serviços de informação e comunicação (-4,5%), após registrar 7,9% em maio.

“São serviços que foram impulsionados desde meados do ano passado, como os serviços de tecnologia da informação, consultoria empresarial, serviços financeiros auxiliares, transporte de carga, apoio logístico e armazenagem de mercadorias, por exemplo. Esses segmentos não estão correlacionados com a prestação de serviços presenciais, e estão mostrando um dinamismo significativo, colocando o setor de serviços, em junho de 2021, no patamar de maio de 2016”, explica o analista da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Resultado do País

O volume de serviços prestados subiu 2,0% no segundo trimestre de 2021 ante o primeiro trimestre deste ano, na série com ajuste sazonal. No trimestre anterior, o segmento tinha crescido 3,1% ante o quarto trimestre de 2020.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, houve elevação de 21,5% no volume de serviços prestados no segundo trimestre deste ano. No primeiro trimestre, os serviços tinham recuado 0,8% em relação ao primeiro trimestre de 2020.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

setor servicos volume servicos ceara retomada economica pesquisa ibge

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar