Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Confira como foi voo inaugural da Itapemirim para o Ceará

A mais nova companhia aérea que entrou em operação no Brasil em junho realizou na madrugada desta segunda-feira, dia 2, seu voo inaugural para o Ceará. A rota para Guarulhos, com escala em Natal, terá cinco frequências por semana
18:06 | Ago. 02, 2021
Autor - O Povo
Foto do autor
- O Povo Autor
Tipo Notícia

A ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) realizou na madrugada desta segunda-feira, 2, o voo inaugural da companhia para o Ceará. A rota Guarulhos-Fortaleza-Natal contará inicialmente com cinco voos semanais, às segundas, terças, quintas, sextas e sábados. Dentre outros diferenciais, a companhia promete despacho gratuito de bagagem para todas as classes tarifárias e marcação de assentos sem nenhum custo adicional.

Leia Mais:Latam terá voos diários em Jeri e Juazeiro; rota Fortaleza-Maceió inicia vendas quarta-feira, 4

A aeronave Airbus A320, com capacidade para 162 passageiros, pousou à 1 hora. Ao tocar o solo, foi recepcionada com um batismo – típico ritual realizado quando uma companhia aérea inicia suas operações ou novas rotas. Logo após o desembarque, representantes da Itapemirim e da Fraport Brasil, administradora do aeroporto de Fortaleza, participaram de uma pequena solenidade em comemoração à inauguração da rota.

Na cerimônia, o CEO da ITA,Adalberto Bogsan, reforçou a importância da operação como mais um passo para a retomada da indústria da aviação no cenário da pandemia de Covid-19.

Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, afirma que “a Itapemirim foi lançada em um momento desafiador para a indústria e já demonstra profissionalismo e compromisso com seus clientes. Ficamos orgulhosos de termos parceiros assim e desejamos muito sucesso à companhia em sua trajetória de voos pelo Brasil”.

Além de Fortaleza, outros quatro destinos receberam a operação da empresa: Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE). A partir do dia 16 de agosto, a companhia terá voos diretos para o Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto do Galeão.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Companhia aérea ITA estreia em Fortaleza em agosto

Aviação
16:36 | Jul. 29, 2021
Autor Beatriz Cavalcante
Foto do autor
Beatriz Cavalcante Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) estreia em Fortaleza no dia 1º de agosto, próximo domingo, com voo do Aeroporto Internacional de Fortaleza para aeroporto de São Paulo-Guarulhos, com escala em Natal (RN). A empresa promete despacho gratuito de bagagem para todas as classes tarifárias e marcação de assentos sem nenhum custo adicional.

Os voos da ITA serão realizados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar confortavelmente até 162 passageiros. São 18 assentos a menos ante configuração máxima do modelo.

A empresa iniciou seus voos comerciais no último dia 1º de julho e já está atuando nos aeroportos de São Paulo-Guarulhos (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte-Confins (MG), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Salvador (BA) e Curitiba (PR). A partir de 1º de agosto de 2021, além de Fortaleza, a ITA passará a voar para Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE).

As passagens já estão à venda no site da companhia, em voeita.com.br, e nas agências de viagem parceiras.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Água da casa

00:00 | Jul. 27, 2021
Autor Gal Kury
Foto do autor
Gal Kury Autor
Ver perfil do autor
Tipo Opinião

Hoje em dia, muito se fala sobre o conceito de UX - User Experience -, criado em 1990 por Donald Norman, engenheiro da Apple, e que inicialmente focava em projetar experiências de uso encantadoras para atrair clientes.

Os designers de UX estudam o comportamento humano e o serviço oferecido para encontrar meios de melhorar a satisfação do usuário baseado em três pilares:

Utilidade — O serviço é útil para o cliente?

Facilidade de uso — É fácil de usar?

Prazer — Quão prazeroso (divertido, interessante, recompensador etc.) é usar o serviço? Inicialmente pensando na experiência on-line, o conceito vem se desdobrando para as experiências físicas, presenciais, de encontro ao digital. Para exemplificar o nível de detalhamento que o UX pode assumir, relato uma experiência recente.

Estive no Rio de Janeiro e fiz uma reserva (on-line) para um restaurante de um Chef francês conhecido do público e estava bem ansiosa para conhecê-lo. Comida, atendimento/acolhimento, ambiente integrado com a cozinha, vinhos perfeitos, até então UX nota mil. Assim que cheguei pedi "uma água com gás pra cada com sumo de limão" (éramos em 2 pessoas). O garçom fez a seguinte pergunta "por que ao invés de comprar duas pequenas, você não pede uma grande? Vale a pena".

E eu aceitei a sugestão. Conversa vai, conversa vem...jantar incrível acontecendo, eis que peço mais uma água com gás. Logo depois dessa segunda garrafa, uma mesa ao lado pede uma "água da casa", coisa que em Fortaleza não é comum.

De fato, só percebi isso quando já pedindo a conta e o casal a que me referi chegou, entrei no cardápio e tive a curiosidade de ver o preço deste item (estávamos absortas em preço de vinho e comida). Fiquei assustada com o preço, e pela forma (quase) impositiva com que a água foi oferecida, quando havia uma opção por 1/4 do valor da que tomamos.

Uma coisa tão simples, porém, maculou a experiência, que repito: foi impecável do começo ao fim. Ah, em tempo, preferia ter investido os R$ 52 gastos em água, em outra taça de um dos incríveis vinhos. (colaboração de Chris Lima que viveu essa UX comigo)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sem preservação ambiental, turista não volta, diz ministro do Turismo

Geral
23:13 | Jul. 26, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ministro do Turismo, Gilson Machado, disse nesta segunda-feira (26) que não é possível dissociar  o turismo do meio ambiente preservado, porque se não tiver preservação, o turista não volta. “[É preciso] preservar. O grande patrimônio que a gente tem no nosso país é o meio ambiente que ainda está intacto”, disse Machado durante o programa Sem Censura da TV Brasil, onde falou também sobre outros temas como o potencial turístico do Brasil, ações do ministério e fiscalização ambiental.

Machado disse que é necessário conscientização ambiental, que precisa ser ensinada desde criança, e que a própria comunidade e as pessoas envolvidas na área do turismo se envolvam na preservação. “O próprio jangadeiro luta para que aquele ambiente fique preservado e que tenha vida marinha, o próprio dono da pousada, o próprio órgão de fiscalização federal, estadual e municipal têm interesse junto com a comunidade nisso aí. E nós temos vários cursos de qualificação de mão de obra no ministério que a gente cede para fazer online e também faz parcerias”, disse.

O ministro disse que a tendência com a pandemia é o crescimento do turismo em ambientes abertos. Ele citou que, em 2019, antes da pandemia, de cada 100 buscas por turismo no Google International,  10 eram por turismo de natureza. Atualmente, de cada 100 buscas, 54 são por este tipo de turismo. “Qual é o país que tem seis biomas, feito nós temos e a Amazônia Azul, qual o país que tem o potencial que nós temos por turismo de natureza?”

Para aproveitar esse potencial, Machado disse que, em primeiro lugar é preciso que a vacinação contra a covid-19 no público acima de 18 anos esteja concluída, com 100% dessa população tendo tomado pelo menos uma dose de uma das vacinas disponíveis.

“A retomada [do turismo] eu não tenho dúvida de que vai ser enorme, até porque nós temos um turismo interno fortíssimo. Em torno de 11 milhões de turistas que viajam para o exterior agora estão viajando dentro do Brasil, fora os 90 milhões de brasileiros que já viajavam aqui dentro e agora estão viajando mais intensamente. O plano principal é a gente fidelizar esse turista brasileiro que ia para o exterior, deixava US$ 19 bilhões no exterior e esse pessoal ficar aqui dentro”, disse.

O ministro disse que também pretende criar uma sensação de segurança para o turista que viaja. “[Queremos] divulgar aqui os cases turísticos brasileiros, [mostrar] que eles são tão seguros quanto qualquer case turístico europeu. Porto de Galinhas, Jericoacara, o Pantanal de Mato Grosso, Gramado, Canela, você não tem os índices de violência que você vê nas periferias das cidades. A gente tem que mudar a percepção de segurança do Brasil”. Outro plano é a divulgação de outros tipos de turismo, como o rural, o equestre, o agroturismo, o enoturismo e o turismo gastronômico. 

Veja aqui a entrevista completa:

*/ Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Países que permitem entrada de brasileiros: veja lista de algumas das nações

Pandemia
21:43 | Jul. 26, 2021
Autor Rede Nordeste
Foto do autor
Rede Nordeste Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com o avanço da vacinação, alguns países abriram suas fronteiras para receber turistas do Brasil. Confira a lista dos que permitem a entrada de brasileiros

França

O governo francês anunciou a liberação da entrada de qualquer turista estrangeiro totalmente imunizado contra a covid-19, no último dia 17 de julho. Para adentrar no país, os viajantes precisam estar imunizados, com as duas doses, das vacinas Pfizer, AstraZeneca, Moderna, ou a dose única da Janssen. O intervalo entre a aplicação das doses para o dia da viagem precisa ser de no mínimo 14 dias.

Suíça

A Suíça também abriu as portas do seu território para os visitantes que foram completamente imunizados com duas doses das vacinas BioNTech, Moderna, Pfizer, AstraZeneca, Sinovac (Coronavac), Sinopharm e Serum Institute of India, ou dose única da Janssen. Os vacinados não precisam fazer o teste PCR ou cumprir quarentena. Os viajantes podem entrar no país no mesmo dia que tomar o imunizante.

Emirados Árabes Unidos

Os viajantes provenientes direto do Brasil também são recebidos nas terras dos Emirados Árabes. No país exige-se que todos os estrangeiros que entrarem no país realizem, 72 horas antes do embarque, um teste PCR. Além disso, brasileiros que desembarquem em Dubai são submetidos a um PCR adicional no desembarque. No país, é preciso também cumprir quarentena de 10 dias antes de poderem circular nos espaços públicos.

México

Um dos destinos mais procurados pelas suas belas praias também tem sido utilizado por brasileiros que querem entrar nos Estado Unidos, após cumprir no território uma quarentena de 14 dias. O México não adotou restrições a voos ou a passageiros procedentes do Brasil e segue operando normalmente.

África do Sul

No país sul africano não há proibição de entrada de viajantes. Ao chegar no país é preciso apresentar o certificado de teste PCR com resultado negativo feito até 72h antes do embarque. Além de portar uma "declaração de saúde" a ser preenchida eletronicamente.

Cabo Verde

Até o presente momento, não foram impostas qualquer medida proibitiva para a entrada de viajantes brasileiros no país. É exigido a apresentação do resultado negativo de teste para a covid-19 realizado num período máximo de 72h antes do embarque.

Croácia

Para adentrar no território da Croácia, os brasileiros vindo do Brasil precisam apresentar PCR feito nas últimas 48h antes da chegada - começando a contagem do momento da coleta do material ou da realização do exame e não do resultado -. Também é preciso comprovar o alojamento pago com para todo o período de estada, recursos financeiros, passagem de volta, e a obrigatoriedade de se fazer quarentena.

No país, o brasileiro que não cumprir a quarentena pode pagar uma multa de até 1200 euros em moeda local.

Paraguai

Até o momento não há regra de proibição à entrada de viajantes no Paraguai. Os estrangeiros não residentes devem apresentar, no embarque, teste de COVID com resultado negativo, realizado com até 72 horas de antecedência ao ingresso no país. Também é preciso preencher o formulário "Declaração de Saúde do Viajante", com até 24 horas de antecedência ao ingresso no país.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sem Censura desta segunda-feira recebe o ministro do Turismo

Blog do Eliomar
10:14 | Jul. 26, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O convidado do programa Sem Censura desta segunda-feira (26) é o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Nesta edição, a apresentadora Marina Machado conversa com ele ao vivo, às 21h30, sobre soluções para o turismo local, staycation e os desafios da pasta em tempos de pandemia.

Pernambucano do Recife, Machado é formado em medicina veterinária pela Universidade Rural de Pernambuco, mas foi no setor do turismo, como empresário, produtor de eventos e músico que atuou por mais de 30 anos.

Ele foi coordenador do Grupo Temático do turismo durante a transição para o governo do presidente Jair Bolsonaro e secretário nacional de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Foi também diretor-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), onde promoveu o turismo brasileiro no exterior e, mais recentemente, durante a pandemia de covid-19, na promoção do turismo interno, antes de assumir Ministério do Turismo.

As jornalistas Taís Braga, do Correio Braziliense, e Basilia Rodrigues, da CNN Brasil, participam como debatedoras convidadas, e também conversam com o ministro sobre ações do ministério, como o projeto Experiências do Brasil Rural, e como sua gestão tem apoiado as redes hoteleira e de aeroportos.

Em seu novo formato semanal, o programa Sem Censura ganha ritmo ágil e linguagem clara e direta com a participação de debatedores convidados e interação do público, que pode participar usando a hashtag #novoSemCensura, no Facebook, Twitter e Youtube.

O programa vai ao ar pela TV Brasil e transmitido para todo o país em TV aberta por intermédio das emissoras afiliadas à Rede Nacional de Comunicação Pública – TV, promovida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e também por outras plataformas ao vivo e on demand (saiba mais abaixo

Como assistir

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Seus programas favoritos também estão no TV Brasil Play, pelo site ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS.

Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv. A TV Brasil também está presente nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/tvbrasil

Twitter: twitter.com/TVBrasil

Youtube: https://www.youtube.com/user/tvbrasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags