IPVA 2021: quinta e última parcela vence hoje (10)

Também encerra nesta quinta-feira, dia 10, o prazo para pagar o licenciamento de veículos com placas de final 4

Vence nesta quinta-feira, dia 10, o prazo para que os proprietários de veículos emplacados no Ceará que optaram pelo parcelamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 quitem a quinta e última parcela do imposto. Na mesma data também vence o prazo para pagar o licenciamento de veículos com placas de final 4.

No caso do IPVA, a primeira parcela do imposto teve vencimento no dia 10 de fevereiro, enquanto o prazo para pagamento em cota única, com desconto, foi até 30 de janeiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O atraso nas parcelas gera multa e juros sobre o valor do imposto, além de impedir a emissão do licenciamento veicular. Táxis, ônibus de transporte urbano e metropolitano e veículos com mais de 15 anos de fabricação, bem como veículos de pessoas com deficiência e de proprietários de máquinas agrícolas são isentos do imposto.

Para pagar o IPVA é preciso emitir um Documento de Arrecadação do Estado (DAE), espécie de boleto para impostos, que pode ser gerado pelo site da Secretaria da Fazenda, ou pelo aplicativo "Meu IPVA", disponível para download para Android e iPhone. É necessário informar a placa e o chassi do veículo ou o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) para receber a guia de pagamento. O DAE não é enviado por correios ou email.

É possível quitar o DAE na Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Santander, Itaú e em casas lotéricas. O pagamento também pode ser feito por cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou ao Bradesco.

Licenciamento

Já o calendário de licenciamento do veículos, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran)  começou no dia 13 de abril para veículos com placas de final 1 e 2. Nesta quinta-feira, dia 10, será a vez de pagar a taxa de licenciamento dos veículos com placas de final 4.

O documento deve ser emitido pelo site do Detran, informando a placa do veículo e o número do chassi ou do Renavam. É necessário estar com as parcelas do IPVA em dia para receber o documento.

Não pagar o licenciamento pode resultar em multa e apreensão do veículo, além de impedir que o proprietário renove a carteira de habilitação.

Veja o calendário para pagar a taxa de licenciamento em 2021:
Placas final 1: 13 de abril
Placas final 2: 13 de abril
Placas final 3: 11 de maio
Placas final 4: 10 de junho
Placas final 5: 10 de julho
Placas final 6: 10 de agosto
Placas final 7: 10 de setembro
Placas final 8: 13 de outubro
Placas final 9: 10 de novembro
Placas final 0: 10 de dezembro

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

IPVA 2021; licenciamento; veículos; imposto; taxa; sefaz; detran

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar