Australianos visitam o Complexo do Pecém com interesse no hidrogênio verde do Ceará

Na quarta-feira, 19, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), publicou fotos de encontro com diretores da multinacional australiana Fortescue Metals Group

Os executivos da multinacional australiana Fortescue Metals Group conheceram nesta quinta-feira, 20, as instalações do Complexo do Pecém localizadas em São Gonçalo do Amarante. O interesse do grupo, um dos cinco maiores na produção de minério de ferro, é no hub de hidrogênio verde em instalação no Ceará.

Acompanhados pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior; e pela secretária-executiva da Indústria, Roseane Medeiros, os diretores da empresa foram recebidos pelo vice-presidente Financeiro do Complexo do Pecém, George Braga, e pelo presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará), Eduardo Neves.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na ocasião foram realizadas apresentações pelo presidente da Fortescue para a América Latina, Agustin Pichot; e pelo vice-presidente de Operações do Complexo do Pecém, Cornelis Hulst. 

Na quarta-feira, 19, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), publicou fotos de encontro com diretores da multinacional australiana Fortescue Metals Group.

"Temos trabalhado muito para atrair novos investimentos ao Ceará e, com isso, aumentar a geração de empregos para os cearenses", diz o gestor cearense.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Ceará, Maia Júnior, o interesse da empresa é em hidrogênio verde. O combustível é a grande aposta hoje de crescimento para o Estado com o andamento da construção de um hub de hidrogênio verde no Complexo do Pecém. "Esse é mais um grupo estrangeiro que estamos recebendo no Ceará e tentando atrair para investir no Estado na área de hidrogênio verde", antecipa o secretário.

Segundo Maia, o interesse da multinacional australiana Fortescue Metals Group é na produção do combustível verde para descarbonizar seus processos em 100% até 2030.

A empresa

Fundada em 2003, a Fortescue trabalha na descoberta e desenvolvimento de depósitos de minério de ferro, chegando a construir minas. Em suma, tornara-se referência global na produção nesta área.

De acordo com dados da empresa, exportam de 178 milhões a 182 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e se apresentam como um dos produtores do segmento de menor custo do mundo.

Conforme balanço divulgado pela empresa na quarta-feira, 19, foram 42,4 milhões de toneladas exportadas somente no primeiro trimestre de 2021.

Veja publicação do governador

Veja fotos do encontro

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

complexo do pecém hidrogenio verde instalaçao empresa australiana Fortescue Metals Group minerio de ferro camilo santana ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar