Governo do Ceará negocia instalação de empresa australiana de minério de ferro

A informação foi divulgada pelo governador do Estado, Camilo Santana, em suas rede sociais. Executivos da multinacional Fortescue Metals Group ainda realizam visita ao Complexo do Pecém

Atualizada às 19h45 de 18/05/2021, com novas informações dadas pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Ceará, Maia Júnior

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), publicou fotos de encontro com diretores da multinacional australiana Fortescue Metals Group, uma das líderes globais da indústria de minério de ferro. Ele informou que conversou com o CEO da empresa para a América Latina, Agustin Pichot, sobre a implementação de projetos da companhia no Estado.

"Temos trabalhado muito para atrair novos investimentos ao Ceará e, com isso, aumentar a geração de empregos para os cearenses", diz o gestor cearense, na publicação realizada nesta quarta-feira, 19.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Ceará, Maia Júnior, o interesse da empresa é em hidrogênio verde. O combustível é a grande aposta hoje de crescimento para o Estado com o andamento da construção de um hub de hidrogênio verde no Complexo do Pecém. "Esse é mais um grupo estrangeiro que estamos recebendo no Ceará e tentando atrair para investir no Estado na área de hidrogênio verde", antecipa o secretário.

Segundo Maia, o interesse da multinacional australiana Fortescue Metals Group é na produção do combustível verde para descarbonizar seus processos em 100% até 2030.

Conforme O POVO apurou, a multinacional realiza visita de conhecimento da área do Complexo do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Em contato com a empresa administradora do Porto, a Cipp S/A informou que vai se pronunciar apenas após a visita.

A empresa

Fundada em 2003, a Fortescue trabalha na descoberta e desenvolvimento de depósitos de minério de ferro, chegando a construir minas. Em suma, tornara-se referência global na produção nessa área.

De acordo com dados da empresa, exportam de 178 milhões a 182 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e se apresentam como um dos produtores do segmento de menor custo do mundo.

Conforme balanço divulgado pela empresa nesta quarta-feira, 19, foram 42,4 milhões de toneladas exportadas somente no primeiro trimestre de 2021.

Veja publicação do governador

Veja fotos do encontro

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

instalaçao empresa australiana Fortescue Metals Group minerio de ferro camilo santana ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar