Safra do Ceará de 735 mil toneladas para 2021 é 18,8% maior, informa IBGE

A previsão da produção cearense apresentou alta em relação a estimativas anteriores, mas fica ainda abaixo do efetivamente produzido no ano passado

A produção cearense prevista para cereais, leguminosas e oleaginosas 2021 é de 735.684 toneladas, crescendo 18,83% ante o mês anterior (619.092 t) e 50,56% frente ao prognóstico efetuado em janeiro (488.623 t). Mas se comparada à safra de grãos efetivamente obtida em 2020 (794.480 t), o recuo é de 7,40%.

LEIA MAIS | IBGE prevê safra recorde de 264,5 milhões de toneladas para 2021
+ Ceará quer incentivar cultivo de culturas nobres, com retorno maior ao produtor 
+Com irrigação, governo quer tornar Ceará maior produtor de trigo do País

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os dados são do quarto Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) para o ano, que se refere ao período de 16 de março de 2020 a 15 de abril de 2021. Segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, houve variação na expectativa de produção de 15 produtos.

Apresentaram redução na previsão arroz irrigado 1ª safra, fava, feijão-de-corda 2ª safra irrigado e trigo em grão irrigado.

Já aumento ficou por conta do arroz de sequeiro, feijão de arranca 1ª safra, feijão-de-corda 1ª safra sequeiro, feijão-de-corda 2ª safra sequeiro, milho grão sequeiro 1ª Safra, milho semente irrigado 2ª Safra, trigo em grão de sequeiro, algodão herbáceo irrigado 1ª Safra, algodão herbáceo sequeiro, amendoim e mamona.

Frutas frescas

Especificamente na produção esperada de frutas, houve salto para 1.044.529 toneladas, aumento de 7,40% ante março (972.586 t) e de 5,43% ao primeiro prognóstico de janeiro (990.741 t ). Mas frente à safra do produto em 2020 (1.091.456 t), o decréscimo foi de 4,30%.

Nesta base de comparação, 23 apresentaram aumento na expectativa de produção em relação ao mês anterior e um redução.

O aumento no prognóstico ficou por conta de abacate de sequeiro, acerola de sequeiro, acerola irrigada, ata de sequeiro (pinha), banana irrigada, ciriguela, goiaba de sequeiro, goiaba irrigada, graviola de sequeiro, graviola irrigada, laranja de sequeiro, limão de sequeiro, limão irrigado, mamão de sequeiro, mamão irrigado, manga de sequeiro, manga irrigada, maracujá irrigado, melancia de sequeiro, melancia irrigada, melão de sequeiro, pitaya e tangerina de sequeiro.

Porém, banana de sequeiro apresentou recuo nas expectativas. Segundo o levantamento, isso aconteceu devido a redução na área que ocorreu em Russas, pois, nos pomares remanescentes, o número de bananeiras não chega a 1 hectare, uma vez que a cultura de banana irrigada no município vem crescendo.

Dentre as áreas, a variação negativa na estimativa de rendimento ocorreu em Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte, Tianguá, São Benedito, Ubajara, Ibiapina, Croatá, Frecheirinha, Ipueiras, Carnaubal, Reriutaba, Pereiro, Pires Ferreira, Ipaumirim e Varjota, pois normalmente a banana de sequeiro não recebe nenhum tipo de trato cultural, fazendo com que seu rendimento seja baixo, pois os frutos já não são tão desenvolvidos.

Castanha de caju

No destaque ficou a expectativa de produção da castanha, que cresceu para 60.358 toneladas, alta de 1,27% ante o mês anterior (59.600 t) e de 1,23% frente à primeira expectativa (59.626 t). Relativa à safra 2020 (85.177 t), a queda foi de 29,14%.

Conforme o IBGE, a castanha-de-caju (anão) apresentou elevação na expectativa de produção decorrente do crescimento da expectativa de rendimento, pois espera-se que as boas chuvas possibilitem rendimento maior que a média dos últimos 11 anos em Banabuiú, Forquilha, Ibaretama, Ibicuitinga, Morada Nova e Sobral.

Já a castanha-de-caju (comum) apresentou crescimento na expectativa de produção decorrente do crescimento da expectativa de rendimento, pois, conforme o levantamento, espera-se que as boas chuvas possibilitem rendimento maior que a média dos últimos 11 anos em Banabuiú, Ibaretama, Ibicuitinga, Morada Nova, Moraújo e Pedra Branca.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

safra ceara graos 2021 ibge levantamento

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar