Reabertura em Fortaleza: lojas no Centro apostam em descontos até 70% na retomada

O POVO constatou um fluxo intenso de consumidores, carros e comerciantes nas ruas do centro comercial da Capital nesta segunda-feira, 12

Após 37 dias de isolamento social rígido em Fortaleza e com o fim do lockdown no Ceará, parte das atividades não essenciais recomeçou o funcionamento nesta segunda-feira, 12. No Centro da Capital, as vias do comércio registaram forte movimentação ainda no fim da manhã. O POVO constatou um fluxo intenso de consumidores, carros e comerciantes. E para atrair clientes no primeiro dia de flexibilização, lojistas apostaram em descontos até 70%.

LEIA TAMBÉM | Shoppings abrem das 12 às 18h na semana; fazem delivery no fim de semana

Mesmo antes do horário de funcionamento, das 12 às 13h, as lojas do comércio de Fortaleza movimentaram a região. Um grande engarrafamento ao redor da Praça do Ferreira foi registrado. O POVO contabilizou ao menos 30 minutos de trânsito parado na avenida Solon Pinheiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com a limitação de 25% exigida pelo Decreto Estadual, algumas lojas registraram filas e aglomerações de clientes. Além do desrespeito ao distanciamento social mínimo de 2 metros, o uso de máscara era respeitado apenas por parte das pessoas. Alguns faziam uso do equipamento de proteção de forma inadequada ou simplesmente não o usavam.

Em outros estabelecimentos, o fluxo era baixo e o primeiro dia de retorno gradual das atividades econômicas para o comércio foi marcado por diversos vendedores nas frentes das lojas tentando captar possíveis consumidores. Outra estratégia usada foi a aplicação de descontos variados, alguns comércios estavam fornecendo até 70% para atrair clientes. 

Alguns gerentes de loja reservaram este primeiro dia de retomada para realizar pequenas adequações nos pontos comerciais, como a limpeza da fachada, ajuste na disponibilização de álcool em gel e a redução das entradas com fitas de isolamento para conter o fluxo de clientes. Assim como estes comerciantes, a maioria dos salões de beleza também devem iniciar a retomada apenas a partir de terça-feira, 13.

Depoimentos

Mesmo de forma gradual e com limitações, a reabertura gerou sentimento de esperança dentre os comerciantes. “Queremos aproveitar a oportunidade e gerar resultados, movimentar a economia. Nossa expectativa é a melhor possível", declara Lisandra Gurgel, gerente da Coliseum. Ela pondera ainda que todo o processo de reabertura deve seguir os protocolos de segurança. “Devemos trabalhar com a segurança reforçada, para que seja possível equilibrar o cuidado e os resultados da economia”, complementa.

Para Rogério Rodrigues, gerente da Casa Pio, esta segunda-feira foi de recomeço. “A movimentação está dentro do esperado, não está como da outra vez em que foram 80 dias de comércio fechado, mas tinha muita gente esperando para fazer suas compras, fazer pagamento”, detalha. Ele faz um apelo para que os clientes usem máscaras e respeitem o distanciamento para que a reabertura possa avançar.

LEIA MAIS | Reabertura econômica será interrompida caso disseminação da Covid-19 continue avançando, diz prefeito

Dentre os vendedores, conforme relata Rogério, o maior sentimento era o de ansiedade. Ele conta que com o fim do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que permitia a negociação de redução de jornada e de salário e contava com amparo do Governo Federal para pagamento dos honorários dos funcionários, a alternativa foi conceder férias coletivas para os funcionários.

Rogério detalha que muitos estavam temerosos diante da possibilidade de serem demitidos, já que a loja estava sem faturamento algum, por trabalhar apenas com vendas presenciais. O gerente expressa confiança de que a reabertura econômica irá avançar na próxima semana, mas frisa a importância do respeito as normas sanitárias para que isso possa ocorrer.

Com informações do repórter Gabriel Borges e do repórter fotográfico Fábio Lima

Confira fotos da movimentação do comércio no Centro de Fortaleza no primeiro dia de reabertura após lockdown 

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MOVIMENTAÇÃO COMÉRCIO FORTALEZA REABERTURA HORÁRIO COMÉRCIO FORTALEZA REABERTURA REABERTURA CENTRO FORTALEZA RETOMADA REABERTURA ECONÔMICA CEARÁ FORTALEZA FUNCIONAMENTO COMÉRCIO FORTALEZA REABERTURA FUNCIONAMENTO SHOPPING REABERTURA FORTALEZA AVANÇO COVID-19 FORTALEZA CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar