Enel será cobrada por 5 anos de imposto ausente em conta de quem gera a própria energia no Ceará

Presente na cobrança referente ao mês de março a inclusão da tarifa gerou questionamentos por parte dos consumidores que a consideram indevida; Secretaria da Fazenda pondera que imposto deveria ter sido implementado ainda em 2015

Aqueles que produzem a própria energia no Ceará passaram a receber cobranças do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com relação ao excedente energético gerado. A tarifa, vista como indevida pelos produtores, encontra-se presente já nas contas de março deste ano, porém, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), deveria ser recolhida desde 2015 conforme legislação nacional. Frente a tal situação, a pasta prevê cobranças retroativas dos cinco anos em que o imposto não foi recolhido pela companhia elétrica Enel.

O embate ocorre diante do entendimento da decisão 16/15 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) com relação à tributação do ICMS nas operações relacionadas à circulação de energia elétrica no País. A medida determina isenção da tarifa sobre a produção autônoma de até 1 megawatt de potência, porém, afirma não ser aplicável aos “encargos de conexão ou uso do sistema de distribuição e a qualquer outros valores cobrados pela distribuidora”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O trecho abre margem para cobrança do imposto sobre o uso da rede já existente para vazão da energia não utilizada pela fonte geradora, a chamada tarifa do uso de distribuição (Tusd). Para donos de placas fotovoltaicas, que utilizam luz solar na geração de energia elétrica, o tributo é indevido, especialmente pelo fato de que a quantidade de energia seja cedida integralmente à companhia elétrica pode ser comercializada.

LEIA TAMBÉM | Ceará é o nono estado do País com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída, ou seja, dentre os consumidores que geram a própria energia

“Uma aberração tributária”, diz Fabiano Fascar, dono de uma corretora de seguros na Capital, que define a cobrança do ICMS frente ao excedente que produz com os painéis solares instalados em sua casa. Ele conta que com a cobrança, o valor pago por mês para Enel aumentou em 70%. “Desestimula o setor, principalmente para quem vende, desestimula quem quer instalar e ter energia limpa, é um desserviço uma taxação assim”, complementa.

O investimento de Fabiano foi de R$ 62 mil, contando ainda com empréstimos. “Se eu coloquei uma usina e tenho excedente que é repassado para companhia elétrica vender ou fazer o que quiser, porque eu tenho que ser taxado ?”, questiona. Pondera ainda que ao instalar os painéis solares, recomendou-os para vários amigos, mas que, no momento, não faria mais o mesmo. Ele conta ainda que acionou um advogado para contestar juridicamente a cobrança.

Com a tarifa do ICMS, o setor de instalação e manutenção de usinas fotovoltaicas também sente a pressão de uma instabilidade. “Em um único dia eu já recebi seis ligações de clientes querendo desistir da construção de suas usinas, ou adiá-las ainda sem data. Isso de projetos prontos, encaminhados, fora os que desistiram de tirar orçamento”, detalha o diretor da empresa especializada Solarity, Alex David.

O empresário frisa ainda que muitos clientes realizam empréstimos para instalação dos painéis solares e que realizam um planejamento, com intuito de cobrir as parcelas dos empréstimos com o economizado na conta de luz. “Agora isso não vai mais ser possível em todos os casos, isso acaba com o planejamento de qualquer um, especialmente durante uma pandemia”, argumenta.

Alex critica o posicionamento do governo e pondera que faltam incentivos para o fortalecimento do setor de energia renovável, especialmente no que diz respeito à adesão da matriz por parte da população. Em resposta aos questionamentos frente à taxação, a Sefaz disse que “não houve mudança na tributação do ICMS relativa às operações com energia elétrica”.

A pasta frisa que o Estado está apenas se adequando às normas de cobrança vigentes nacionalmente e destaca que já havia autuado a Enel Ceará por estar fora dos padrões em anos anteriores. “O que nos foi informado é que a Enel finalmente implementou uma atualização no seu sistema de cobrança que permitiu a separação entre as taxas frente ao produto (energia gerada), que são isentas e a cobrança pela tarifa do uso de distribuição (Tusd) que nunca foi isenta”, informou a titular da Sefaz, Fernanda Pacobahyba.

Diante do atraso na implementação da correta tabela de tributos pela Enel no segmento de geração distribuída, no qual o cliente produz sua própria energia, Fernanda destaca que a companhia será autuada: “Com certeza a gente vai instaurar uma ação fiscal, não temos como mensurar isso ainda, mas a ação fiscal certamente chegará a um valor”.

Procurada pelo O POVO, a Enel afirmou que "está cumprindo a legislação tributária vigente no Estado do Ceará e, a partir do mês de março de 2021, passou a informar na fatura de energia aos clientes de Geração Distribuída (GD) a incidência do ICMS sobre a TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição)".

"A companhia informa que a isenção do ICMS é aplicada somente sobre a TE (Tarifa Energia), até o limite da energia injetada pelos sistemas de GD dos clientes, conforme determina a legislação vigente. A companhia informa que os clientes foram comunicados com antecedência sobre a cobrança. Sobre o valor retroativo, a empresa informa que está analisando o tema", conclui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ICMS COBRANÇA PRODUÇÃO ENERGIA ENERGIA SOLAR IMPOSTO ICMS COBRANÇA RETROATIVO ICMS ENEL VALOR ICMS PRODUÇÃO ENERGIA COBRANÇA ICMS CONTA LUZ ENEL CEARÁ ICMS ENERGIA ENERGIA RENOVÁVEL CEARÁ PRODUÇÃO ENERGIA IMPOSTO CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar