PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Ceará no top 10 em ranking brasileiro de energia solar

Já são cerca de 14.022 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica, segundo a ABSolar

Beatriz Cavalcante
11:29 | 26/03/2021
Aumenta a geração de energia pelo consumidor por meio de placas fotovoltaicas (Foto: Getty Images)
Aumenta a geração de energia pelo consumidor por meio de placas fotovoltaicas (Foto: Getty Images)

O Ceará está no top 10 de ranking da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar). O Estado é o nono do País com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída, ou seja, dentre os consumidores que geram a própria energia.

Conforme mapeamento da ABSolar, o Ceará tem 170,9 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Assim, o território cearense responde sozinho por 3,5% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída.

São 11.024 conexões operacionais espalhadas por 181 municípios, ou aproximadamente 98,4% das 184 cidades cearenses. Segundo a entidade, já são cerca de 14.022 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.

Jonas Becker, coordenador estadual da ABSolar no Ceará, frisa que o Estado é importante centro de desenvolvimento da energia solar. “A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os cearenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”.