Energix assina acordo com empresa de engenharia para estudos para planta de hidrogênio verde no Ceará

O investimento total no empreendimento está estimado em US$ 5,4 bilhões e prevê uma produção anual de 600 kg de hidrogênio verde a partir de 2025

A empresa Energix Energy anunciou a assinatura de um memorando de entendimento para a realização dos estudos de viabilidade da instalação da planta de hidrogênio verde no Complexo Industrial do Pecém, no Ceará. A reconhecida internacionalmente empresa de engenharia norte-americana Black & Veatch será a responsável pelo trabalho. A companhia australiana vai produzir na usina a ser construída mais de 600 milhões de kg do produto por ano a partir de 2025 quando estiver com capacidade máxima de produção. O investimento é de US$ 5,4 bilhões.

LEIA MAIS | Reportagem especial: Hidrogênio verde, o caminho do Ceará

O escopo dos trabalhos inclui desenho técnico, seleção de fornecedores e tecnologia, planejamento de execução, cronograma do projeto, avaliação de riscos, estratégia de logística e estratégia de compras. Sobre a assinatura do acordo para os estudos, Wesley Cooke, fundador e CEO da Enegix, disse: “A equipe da Black & Veatch tem a capacidade de avaliar todos os aspectos do projeto, com habilidades transferíveis que cobrem a produção, manuseio, transporte, armazenamento e distribuição de hidrogênio seguindo os mais altos padrões de segurança e eficiência. A Black & Veatch está bem posicionada para fornecer esse tipo de serviço, contribuindo para a transição dos combustíveis fósseis para o hidrogênio.”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na avaliação de Gary Matin, diretor executivo da Black & Veatch nos negócios de óleo e gás, os desenvolvedores e investidores de projetos de hidrogênio precisam ter confiança na qualidade dos conselhos que recebem. "A análise mais completa virá de parceiros com experiência em hidrogênio, geração de energia renovável e as interfaces complexas entre eles que definem projetos como o Base One”, disse.

Para o executivo, o projeto da empresa australiana no Ceará é importante no esforço de substituição da matriz energética. “Instalações como a proposta pela Enegix no Ceará estão no cerne de fazer do hidrogênio um componente essencial de uma economia global com zero carbono; por isso, estamos entusiasmados por poder contribuir”, conclui.

O projeto da Energix, batizado Base One, teve protocolo de entendimento assinado no mês passado junto ao Governo do Ceará. A informação foi adiantada pelo O POVO ainda em fevereiro deste ano. A ideia é montar no Complexo do Pecém uma planta-piloto de eletrólise que use como insumos as energias eólica e solar para produção de hidrogênio verde. O método utiliza corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água.

LEIA TAMBÉM | Os projetos de hidrogênio que já existem no Ceará

O caminho do Ceará para conquistar o mundo com energia limpa

Na época, a informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), Maia Junior. “Não tenho dúvidas de que este hub vai colocar o Ceará em posição de destaque no cenário mundial da transição energética”.

O secretário afirma que, dos quatro decretos previstos para viabilizar a estruturação do hub de hidrogênio, três devem ser assinados inicialmente. A expectativa é de que, além de trazer novos investimentos no Estado, o hub possa impulsionar de forma significativa a produção de plantas eólicas e solares e estimular outras cadeias produtivas no Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

HIDROGÊNIO VERDE CEARÁ PRODUÇÃO HIDROGÊNIO VERDE CEARÁ HIDROGÊNIO VERDE PECÉM CEARÁ ENERGIA LIMPA CEARÁ ENERGIX HIDROGÊNIO VERDE PECÉM INVESTIMENTO ENERGIX HIDROGÊNO PECÉM ENERGIA RENOVÁVEL CEARÁ PECÉM

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar