Com 53% dos trabalhadores sem vínculo formal, Ceará é 6º do País com maior grau de informalidade

O dado reflete um ano marcado por incertezas no cenário econômico local e nacional, com aumento da informalidade como alternativa ao desemprego

Frente à crescente onda de desemprego e às baixas contratações, a informalidade se fortalece como uma das características do mercado de trabalho cearense neste momento de instabilidade econômica gerada pela pandemia de Covid-19. Ao todo, dos 3,3 milhões das pessoas que desenvolviam alguma ocupação no Ceará no último trimestre do ano passado, 53% eram informais. O número representa 1,7 milhão de cearenses sem vínculo formal de emprego até o final de 2020 e coloca o Estado no sexto lugar do ranking nacional da informalidade.


Dados fazem parte do levantamento trimestral divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, 10. A pesquisa pondera ainda que no Estado, cerca de 30% da população em idade e condições aptas ao trabalho encerraram 2020 atuando por conta própria, o que representa 990 mil pessoas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pelo levantamento, o Ceará desponta como um dos dezoito estados que ultrapassaram a média nacional da informalidade no mercado de trabalho de 39,5% da população ocupada. Estado fica atrás apenas do Maranhão, que lidera o ranking com 60,3% de informalidade dentre os trabalhadores do estado, do Pará com 59,6% de informalidade, do Piauí (59,1%), do Amazonas (58,7%) e de Sergipe (54,7%).

A pesquisa destacou que no ramo privado, que concentra 1,4 milhão de empregos no Ceará, houve uma redução de 18,2% no número de pessoas empregadas com carteira assinada nas empresas privadas em um ano. A estimativa é de que apenas 43% dos cearenses que atuam como empregados em instituições privadas no Estado possuam carteira assinada.

Entre os trabalhadores domésticos o número representa uma estimativa mais alarmante. De acordo com o IBGE, das 201 mil pessoas empregadas no setor, apenas 21 mil possuem vínculo empregatício regular. No Ceará, o número de profissionais domésticos sem carteira assinada representa 89,5% de todos os trabalhadores ativos do setor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TRABALHO INFORMAL CEARÁ ÍNDICE TRABALHADORES INFORMAIS CEARÁ CEARÁ SEXTO ESTADO INFORMAL TRABALHO INFORMAL IBGE TRABALHO CONTA PRÓPRIA CEARÁ TRABALHO SEM CARTEIRA ASSINADA CEARÁ TRABALHO INFORMAL AUMENTO TRABALHO INFORMAL CEARÁ DESEMPREGO CEARÁ DEMISSÕES CEARÁ RANKING TRABALHO INFORMAL BRASIL

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar