IBGE abre inscrições para recenseador com 7,3 mil vagas no Ceará

Em todo Brasil, estão sendo ofertadas 180 mil vagas para o cargo. As inscrições seguem até o dia 19 de março

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta terça-feira, 23, as inscrições do processo seletivo simplificado para recenseador. No Brasil estão sendo ofertadas 180 mil vagas para o cargo. Destas, 7.313 são para lotação no Ceará. As inscrições seguem até o dia 19 de março no site do Cebraspe.

Os profissionais irão trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2021. O trabalho de campo está previsto para iniciar em agosto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o cargo de recenseador, o candidato deve ter o nível fundamental completo. A remuneração é por produtividade, dependendo do número de unidades visitadas, da quantidade de questionários respondidos e das dificuldades impostas por cada setor censitário.

As provas objetivas serão aplicadas presencialmente no dia 25 de abril. Segundo o IBGE, a etapa presencial de seleção seguirá os protocolos sanitários de prevenção de covid-19, sendo obrigatório o uso de máscaras, o distanciamento seguro entre candidatos e aplicadores de prova, disponibilização de álcool em gel em todos os locais de prova, além de medidas para evitar aglomerações e respeito às legislações locais. “O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo e terá sua prova anulada", informa o IBGE, em nota.

O IBGE também está com inscrições abertas no concurso para agentes censitários. As inscrições começaram no último dia 19 e vão até o dia 15 de março. Também pelo site do Cebraspe. Neste caso, são 22,3 mil vagas ofertadas no País. No Ceará, são 660 vagas para agente censitário supervisor e 233 para agente censitário municipal.

Para esses cargos, os candidatos devem ter o ensino médio concluído. A remuneração do agente censitário municipal é de R$ 2.100 e do agente censitário supervisor é de R$ 1700. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. As provas objetivas serão aplicadas presencialmente no dia 18 de abril.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

concurso IBGE ; vagas no Ceará; vagas temporárias; Censo 2021; emprego; mercado de trabalho

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar