Tasso: mudança na presidência da Petrobras não parece visar os interesses da empresa

Senador enviou carta a conselheiros da petrolífera na qual questiona mudança no comando da empresa

Motivo de desvalorização histórica da Petrobras no mercado financeiro, a mudança no comando da Companhia anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais motivou o senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) a enviar carta ao conselho da petrolífera na qual demonstra preocupação com os efeitos da decisão.

No texto, diz que "as razões para essa decisão não parecem visar os interesses da empresa e sim a subordinação desses àqueles do acionista controlador ou, antes, a objetivos de políticas públicas sem a correspondente compensação".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O processo de substituição, pelo que se está sendo noticiado, tampouco parece considerar as exigências legais para o acesso ao cargo de membro, na condição de presidente, da diretoria", completa.

Lei de Responsabilidade das Estatais

Tasso cobra o cumprimento da Lei de Responsabilidade das Estatais no processo de substituição do presidente da maior empresa brasileira.

"Destaco a exigência de, no mínimo, dez anos na área de atuação da empresa pública ou da sociedade de economia mista, como consta da alínea “a” do inciso I do mencionado artigo; ou aquelas elencadas na alínea 'b' para egressos de empresas com porte ou objeto social semelhante àquele da empresa estatal, para profissionais do setor público e para docentes e pesquisadores especializados na área de atuação empresarial respectiva. Além disso, em seu inciso II, exige-se formação acadêmica compatível com o cargo para o qual foi indicado", explicita o senador em carta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Petrobras tasso mudança de presidencia petrobras tasso bolsonaro petrobras

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar