Associação pede que restaurantes de hotéis possam funcionar até 20h nos fins de semana

Segundo a entidade representativa, a demanda visa proteger os turistas de constrangimentos enquanto passeiam no Ceará

A sede cearense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-CE) encaminhou ofício ao Governo do Ceará solicitando que o atual decreto estadual flexibilize o horário de funcionamento de restaurantes de hotéis aos fins de semanas. O texto do decreto prevê que bares e restaurantes tenham horário de funcionamento até 15h aos sábados e domingos. Segundo a entidade, turistas serão prejudicados por não terem onde jantar.

Ao O POVO, o presidente da Abih-CE, Regis Medeiros, ressaltou que a medida sanitária não funciona no contexto da hotelaria e os turistas podem passar por constrangimentos enquanto visitam o Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente explica que pedir entrega de comida não é uma solução viável, já que o apartamento onde os turistas estão hospedados geralmente não oferece estrutura com mesas, cadeiras e utensílios de cozinha, como talheres e pratos.

Além disso, os restaurantes dos hotéis não conseguem atender a demanda de oferecer delivery dentro da hospedagem, conforme explica Medeiros. Para o gestor da entidade, a decisão governamental pode gerar prejuízos para o turismo no Ceará.

“Isso vai ficar incompreensível para os nossos hóspedes porque ele não tem o direito de jantar no restaurante do hotel. O hóspede quando está no hotel, ele está na sua casa fora de casa. Então aquela casa tem que dar toda a estrutura básica para ele, alimentação, limpeza, quarto, tudo. Como é que ele não vai ter onde jantar?” indaga o gestor.

Repercussão do decreto

Nesta quinta-feira, 4, um dia após o novo decreto de isolamento social entrar em vigor em Fortaleza, integrantes do setor de alimentação realizam protesto em frente à Assembleia Legislativa do Ceará contra a medida que reduziu os horários de funcionamento de bares, restaurantes e barracas de praia na Capital.

SOBRE O ASSUNTO | Após decreto, bares e restaurantes reagem e mudam horário de funcionamento

Na terça-feira, 2, o Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Estado do Ceará (Sindirest-CE) lançou carta aberta ao Governador do Estado também enfatizando surpresa com o anúncio feito por Camilo Santana (PT) nesta terça-feira. A carta questiona como os estabelecimentos "poderão sobreviver sem um mínimo de tempo para, por exemplo, dar férias a funcionários (evitando mais demissões), ou mesmo comprar estoque menor, a fim de não armazenar produtos para o turno da noite".

O Decreto

Sancionado na terça-feira, o decreto Nº 33.918 limita o horário de funcionamento de serviços não essenciais até o dia 17 de fevereiro. De segunda a sexta, os locais devem funcionar até 20h, já nos fins de semana, o funcionamento fica proibido depois das 15h.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

DECRETO ESTADUAL CEARÁ REDE HOTELEIRA CEARÁ HOTÉIS NO CEARÁ TURISMO NO CEARÁ CORONAVÍRUS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar