IAG anuncia compra da Air Europa pela metade do preço

A transação será no valor de 500 milhões de euros, metade do que havia sido acordado em 2019. Dentre as operações da Air Europa no Brasil, está o voo Fortaleza-Madri, que está suspenso desde o ano passado em função da pandemia

A International Airlines Group (IAG), proprietária da Iberia e da British Airways, anunciou a aquisição da espanhola Air Europa, da Globalia, por 500 milhões de euros. O valor é metade do que havia sido acertado em novembro de 2019. Dentre as operações que a companhia espanhola tem no Brasil, está o voo direto Fortaleza-Madri, que foi suspenso no ano passado em função da pandemia.

As mudanças no acordo foram anunciadas em comunicado conjunto das empresas na quarta-feira, 20. Além da queda no valor original em função do impacto da pandemia que derrubou a demanda por voos internacionais, ficou acertado que a IAG não pagará nada até o final do sexto ano seguinte à data de aquisição, ou seja, 2027.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A IAG informou que o novo acordo com a Globalia está condicionado ao resultado das negociações em curso entre a Iberia e o governo espanhol sobre os termos não financeiros para ajudar a Air Europa. A compra que deve ser concluída no segundo semestre ainda está sujeita à aprovação da Comissão Europeia.

Com uma frota de 52 aeronaves, a Air Europa efetua voos nacionais, europeus e internacionais que incluem América Latina, Estados Unidos, Caribe e o norte da África. No Brasil, antes da pandemia, a aérea mantinha voos saindo de São Paulo (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Em outubro do ano passado, a companhia chegou a anunciar uma possível retomada dos voos saindo da capital cearense para março deste ano.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

IAG compra Air Europa; impacto da pandemia nas aéreas; turismo; aquisições; voos internacionais Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar