Participamos do

Correios anunciam regras para Plano de Desligamento Incentivado

Adesão poderá ser realizada de 4 a 15 de janeiro de 2021 por funcionários que atendam aos requisitos definidos pela empresa. Funcionários apoiam, mas pedem por novos concursos
13:18 | Dez. 07, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os Correios publicaram regulamento do Plano de Desligamento Incentivado 2020 (PDI). Poderão se inscrever funcionários que estejam se aposentando, que estejam enquadrados em cargo em extinção na empresa ou que possuam tempo de efetivo exercício nos Correios maior ou igual a 15 anos na data do desligamento, entre outras condicionantes descritas no plano. A adesão poderá ser feita de 4 a 15 de janeiro de 2021.

Cerca de 14 mil profissionais estão elegíveis para participar do programa. O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, defende a medida como um processo de fortalecimento da estatal. “Ao lançarmos este programa, buscamos atuar em duas frentes distintas, porém complementares: a redução de despesas com pessoal e, mais importante, a adaptação do quadro funcional à realidade do mercado. Esperamos, ainda, promover um reconhecimento digno aos que labutaram por décadas em prol da empresa”, afirma o dirigente, em nota publicada pela empresa.

LEIA MAIS | Correios supera 2,2 milhões de encomendas na Black Friday

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

+ Adoção de cartinhas para o Papai Noel dos Correios será pela internet

Os Correios também divulgaram ferramenta de simulação virtual para facilitar a análise das questões financeiras e as vantagens do PDI 2020. Simulador estará disponível no acesso interno do empregado, via portal de Recursos Humanos (RH). Ainda em nota, a empresa reforçou o incentivo aos desligamentos voluntários como uma medida para "adequar sua força de trabalho, face às mudanças do processo produtivo e às necessidades dos clientes e do mercado, dando prosseguimento às ações de melhoria da gestão e fortalecimento da sustentabilidade econômico-financeira da empresa", afirma.

Funcionários pedem novos concursos

A Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP) se posicionou favoravelmente ao programa de demissões voluntárias, por se tratar de uma ferramenta com potencial de conceder benefícios aos funcionários que desejam acelerar a aposentadoria, além de também auxiliar a empresa a diminuir o custo com salários e encargos. No entanto, alerta para a necessidade de concursos públicos para renovar plantel da empresa.

"Simultaneamente a um PDI, os Correios deveriam estar anunciando um concurso público para contratar pessoal em início de carreira, de forma a cobrir as lacunas existentes e poder assegurar adequada prestação de serviços", afirmou Maria Inês Capelli Fulginiti, presidente da ADCAP, ao Uol. A associação reúne atualmente cerca de 10 mil funcionários e ex-funcionários da estatal.

LEIA MAIS |  Governo prevê privatizar oito empresas em 2021, como Correios e Eletrobras

A principal preocupação da Associação é de um progressivo sucateamento da empresa, tendo em vista que não há concurso amplo para novos profissionais desde 2011. O desejo do Governo Federal é de privatizar a estatal até o 4º trimestre de 2021. De acordo com a secretária do Programa de Parcerias de Investimentos, Martha Seillier, o projeto de lei que propõe a desestatização dos Correios deve ser encaminhado ao Congresso Nacional nos próximos dias. A previsão é que oito empresas do Estado sejam leiloadas em 2021.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar