Participamos do

INSS prorroga a interrupção de bloqueio dos benefícios por falta de prova de vida

Pagamentos que dependem da prova de vida não serão suspensos até o fim de janeiro
08:53 | Dez. 01, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) republicou na edição desta terça-feira, 1º de dezembro, do Diário Oficial da União a Portaria que prorroga por mais dois meses, novembro e dezembro, a interrupção do bloqueio dos créditos de benefícios previdenciários que não fizeram a prova de vida entre março e dezembro. 

Na republicação, foi incluído mais um artigo na portaria que prorroga por mais duas competências, janeiro e fevereiro de 2021, a interrupção da rotina de suspensão de benefícios por impossibilidade de execução do programa de reabilitação profissional. A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo garante que o benefício continue sendo pago. Pode ser feito pelo titular do benefício ou seu representante legal. Se houver necessidade de atualização do representante legal do benefício, por motivo do titular não poder comparecer ao banco, isso pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. A indicação é que o requerente solicite o serviço e anexe os documentos pedidos pelo INSS, de forma totalmente à distância.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O segurado ou representante legal não deve sair de casa sem antes consultar o aplicativo Meu INSS, onde há o histórico de pagamento do benefício e outros extratos que informam a regularidade do pagamento. O atendimento presencial do INSS está funcionando apenas para os agendados de cumprimento de exigência, avaliação social, justificação administrativa, defesa de Monitoramento Operacional de Benefícios e Reabilitação Profissional, além de Perícia Médica em algumas Agências.

Para mais informações, acesse www.inss.gov.br ou telefone 135.


Com Agência Estado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar