Participamos do

Por suspeita de Covid-19 em servidores, quatro agências do INSS em Fortaleza não abrirão na próxima semana

Atendimentos marcados nas unidades Centro, Aldeota, Messejana e Fortaleza-Sul, no bairro Água Fria, deverão ser remarcados. Agências passarão por limpeza e servidores serão testados
20:25 | Set. 18, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As agências de Previdência Social do Centro, Aldeota, Messejana e Fortaleza-Sul, no bairro Água Fria, localizadas na Capital cearense, estarão fechadas na próxima semana para limpeza dos estabelecimentos e testagem de servidores após suspeitas de infecção de funcionários por Covid-19. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os atendimentos que estavam previstos nessa unidades a partir da próxima segunda-feira, 21, serão remarcados.

O serviços que terão novo agendamento são os de reabilitação profissional, cumprimento de exigência, justificação administrativa, serviço social e monitoramento operacional de benefícios. Servidores das agências afetadas permanecerão em trabalho remoto, podendo, portanto, continuar a atender novos pedidos de benefícios de atualização de prestações já pagas. A agência da Água Fria retorna às atividades no dia 24 de setembro, enquanto as demais voltam no dia 28 de setembro.

Segundo o INSS, as remarcações serão feitas pelas equipes de serviço social e reabilitação profissional por meio do ligações telefônicas. Os números disponibilizados são (85) 3255-7457/ 3255-7667 (serviço social) e (85) 3255-7556 (reabilitação – Centro), (85) 3255-7683 (reabilitação Fortaleza-Sul) e na Agência Messejana ((85) 99809-7465 e (85) 99815-7025).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Perícia continua suspensa

 

O órgão de Previdência diz ainda que a Perícia Médica continua suspensa, devendo ser remarcada e que o cumprimento de exigências deve ter o tipo de agendamento alterado para exigência expressa, com urnas disponíveis nas agências que estarão fechadas. "Assim o INSS mantém em atendimento uma das maiores demandas que é a apresentação de documentos para pedidos na situação “Exigência”, a ser inserida nos processos e analisada pelos servidores em trabalho", divulga o INSS.

O atendimentos marcados para a próxima semana nas agências Fortaleza-Parquelândia e Caucaia, e nas demais unidades do Ceará, não sofreram alteração e seguirão normalmente. À distância, seguem sendo ofertados 90 serviços de requerimentos, consultas e anexos de cumprimento de exigências e atestado médico para perícia médica online, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Insatisfação de servidores

 

O retorno das atividades presenciais nas agências previdenciárias ocorreu na última segunda-feira, 14, e foi criticado pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece). No entendimento do Sindicato, a retomada das atividades presenciais pode expor trabalhadores ao risco de infecção do novo coronavírus e contribuir para a circulação viral, tendo em vista o deslocamento de um maior número de pessoas para as agências previdenciárias.

Os servidores registraram imagens de pessoas aglomeradas em filas no primeiro dia do retorno e afirmaram também não ter Equipamento de Proteção Individual (EPI) suficiente para os funcionários. Por nota, o INSS afirmou que foi adotada a retomada gradual das atividades, iniciando com atendimento em capacidade abaixo do normal. Sobre as medidas de segurança sanitária, o Instituto disse que foram realizados estudos internos com orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Servidores que integram o grupo de risco para o novo coronavírus permanecerão em trabalho remoto. Também em nota, o INSS destaca que providenciou EPIs para que os servidores tenham segurança ao realizar o atendimento. Entre eles, álcool em gel, máscaras e luvas; e ainda a instalação de barreiras de acrílico nas mesas de atendimento, medida que visa impedir o contato direto do servidor com o segurado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar