Participamos do

Turismo e eventos irão iniciar retomada gradual em 1º de setembro, afirma Arialdo

A estimativa do secretário do Turismo do Ceará é que hotéis voltem a receber turistas internacionais a partir do dia 15 de setembro
21:56 | Ago. 25, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O setor de turismo, hotelaria e eventos do Ceará darão início à retomada gradual no dia 1º de setembro. A estimativa é que o retorno ocorra em fases pré-definidas e de forma gradativa. A afirmação é do secretário do Turismo do Estado (Setur), Arialdo Pinho, o que confirma estimativas de retorno de funcionamento dos setores anunciadas pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), na última sexta-feira, 21.

A estimativa de Arialdo é que hotéis e pousadas cearenses voltem a receber turistas internacionais a partir do dia 15 de setembro, tendo algumas reservas já confirmadas. Ele destacou ainda que o setor se organiza para que até o dia 10 do próximo mês, todos os hotéis do Estado estejam iniciando seu processo de reabertura e recebendo hóspedes.

As declarações ocorreram em entrevista ao vivo para o portal Mercado e Eventos, na tarde desta terça-feira, 25. Ao ser questionado sobre o fluxo esperado para este retorno, o secretário disse que os hotéis haviam fechado, em grande parte por falta de demanda, o que gerou um faturamento igual a zero desde junho deste ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O maior fluxo dos turistas, segundo o secretário, ainda é regional, especialmente de estados vizinhos e para curtas estadas, geralmente de apenas um fim de semana. O internacional porém, deve se intensificar em breve, motivado principalmente pelo esporte. “O setor de kiteurfe tem trazido voos da TAP completamente lotados de surfistas da Espanha e Itália”, complementou.

As definições específicas de como irá ocorrer o retorno gradual do setor não foram reveladas. Arialdo afirmou que O POVO que estes detalhes seriam divulgados pelo governador no anúncio do próximo decreto de isolamento social no Estado. As principais alterações deverão se concentrar em Fortaleza, onde a determinação estadual vigente já autoriza o funcionamento de 96% da economia.

RÉVEILLON

Ao ser indagado sobre os planos de cancelamento ou não das festividades de fim de ano promovidas pelo setor, o secretário foi cauteloso. “Haverá Réveillon, sem dúvidas. Ninguém cancela o Réveillon. Mas em qual modelo ele deve ocorrer, ainda estamos estudando”, afirmou.

O secretário mencionou então o estudo diante da concretização de festas apenas em instituições privadas, como clubes e hotéis, com rigoroso sistema de segurança e higienização, contando até mesmo com sistema virtual e aplicativo para estabelecer ordem de pedidos e solicitações para ir ao banheiro, como forma de evitar aglomerações. Já com relação à tradicional festa no aterro da Praia de Iracema, Arialdo destacou não haver definição.

“Nós temos, talvez, a ideia de liberar a entrada apenas para quem for submetido ao teste 72 horas antes do evento, mas ainda estamos definindo um modelo para organizar as festas de fim de ano”, afirmou. Ele fazia menção à capacidade de testagem de 10 mil amostras por dia para o novo coronavírus na Central Analítica da Fiocruz no Ceará, que iniciou as operações nesta semana.

MALHA AÉREA NO CEARÁ

Com relação ao retorno dos voos nos aeroportos do Ceará, o secretário destacou que, até o mês de dezembro, as companhias aéreas Gol, Azul e Latam estarão com 80% de operação no Estado. No que diz respeito aos voos internacionais, ele afirmou que a companhia TAP retomou dois voos semanais há duas semanas e que deve aumentar a frequência, conforme a demanda dos turistas.

Já Air France retomará as atividades no Estado no dia 10 de outubro com todos os voos que executava antes da pandemia, totalizando três viagens por semana. A KLM deverá voltar entre o fim do mês de outubro e início de setembro, bem como a companhia que interliga o Estado ao continente africano, a Cabo Verde. Air Europa está prevista para 2 de novembro, implementando dois voos semanais e pode chegar a três até dezembro.

Quanto aos voos regionais no Ceará, o secretário foi categórico. “Agora ainda não é o momento de pensar nisso”, frisou, em referência aos casos crescentes de coronavírus nas regiões do interior do Estado. Apesar de falta da previsão, ele acrescentou que a Gol já se comprometeu em disponibilizar linhas para os aeroportos do Interior, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, ou assim que a pandemia de coronavírus se estabilizar nessas regiões.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar