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Latam Brasil entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

Empresa segue negociando empréstimo do BNDES. Dívida do grupo é de US$ 17,9 bilhões
09:20 | Jul. 09, 2020
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A Latam Brasil anunciou nesta quinta-feira, 9, que entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos (EUA) em razão dos impactos da pandemia do coronavírus nas operações da companhia. No total, a dívida do grupo é de US$ 17,9 bilhões. As informações são do Portal G1.

Com empresas de leasing (arrendamento mercantil) e bancos, principalmente, a Latam Brasil informou que tem uma dívida de R$ 7 bilhões. Considerando o crédito em passagens pagas, mas não voadas, e outras provisões, a conta sobe para R$ 13 bilhões. O endividamento de todo o grupo é de US$ 10 bilhões. Incluindo as provisões futuras, a dívida salta para US$ 17,9 bilhões.

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Em nota, a empresa informou que a entrada no processo de reestruturação financeira do grupo nos EUA visa "reestruturar sua dívida e gerenciar efetivamente sua frota de aeronaves, enquanto permite a continuidade operacional", mas garantiu que "continuará a voar sem nenhum impacto nas suas operações de passageiros, cargas, reservas, vouchers ou pontos".

A Latam Airlines e suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos já tinham entrado em maio deste ano no processo de reestruturação de dívida sob a proteção do Capítulo 11 da lei de falências dos Estados Unidos, que permite um prazo para que as empresas se reorganizem financeiramente. Naquela ocasião, entretanto, a Latam Brasil tinha ficado de fora. 

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, afirma que a decisão tomada busca garantir que a empresa possa ter acesso a novas fontes de financiamento. "Estamos seguros de que estamos nos movendo de forma responsável e adequada, pois temos o desafio de transformar a empresa para que ela se adapte à nova realidade pós-pandemia e garanta a sua sustentabilidade no longo prazo”, comenta

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Negociação com o BNDES

A empresa disse ainda que continua negociando um empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Este movimento pode facilitar o financiamento que está em negociação com o BNDES, além de oferecer uma opção mais segura ao Banco, já que o DIP (Debtor-in-possession) tem prioridade em relação a outros passivos da empresa”, acrescentou Cadier.

A reestruturação sob a proteção do Capítulo 11 da lei de falência dos Estados Unidos é um processo semelhante à recuperação judicial no Brasil. A recuperação judicial serve para evitar que uma empresa em dificuldade financeira feche as portas. É um processo pelo qual a companhia endividada consegue um prazo para continuar operando enquanto negocia com seus credores, sob mediação da Justiça.

Impactos da pandemia

Fruto da fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN, a Latam operava antes da crise 1.400 voos diários em 26 países, transportava 74 milhões de passageiros por ano e empregava 42 mil funcionários.

Em abril, a companhia chegou a reduzir 95% de seus voos e em maio anunciou a demissão de 1.400 funcionários de suas filiais em Chile, Colômbia, Equador e Peru, como resultado da drástica redução de suas operações.

Entre as medidas adotadas pela empresa aérea em meio à crise decorrente da pandemia, está também a suspensão por tempo indeterminado das operação na Argentina.

Em meio à redução do número de voos, a participação da Latam Brasil no mercado doméstico foi de 25,2% em maio, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Latam Brasil diz que continuará operando normalmente

A empresa informou ainda que seguirá operando os seus voos de passageiros e de carga, assim como estão fazendo as operações das afiliadas do Grupo Latam que já ingressaram no processo nos EUA.

Além disso, a empresa garante que serão respeitadas todas as passagens aéreas atuais e futuras, vouchers de viagem, pontos, reembolsos e benefícios do programa Latam Pass, bem como as políticas de flexibilidade e demais normas vigentes.

Os funcionários da Latam, conforme a empresa, continuarão sendo pagos e recebendo os benefícios previstos em seus respectivos contratos de trabalho. Os pagamentos dos materiais e serviços prestados por fornecedores a partir de 9 de julho e ao longo do processo fluirão nos termos do que ficar definido nos autos da reorganização.

Por fim, as agências de viagens e outros parceiros comerciais não sofrerão interrupções em suas interações com o Grupo Latam Airlines.


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