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Pensando em retorno das operações, Abrasce elabora "protocolo de reabertura"

Apesar não ter nenhuma previsão para a reabertura, Associação divulga medidas para lojistas de todo Brasil
14:40 | Abr. 15, 2020
Autor Victor Hugo Pinheiro
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Victor Hugo Pinheiro Repórter do Esportes O POVO
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Tipo Notícia

Em live realizada na plataforma Zoom, Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e Banco do Nordeste conversaram sobre linhas de crédito emergenciais para as regiões Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo. A associação representada pelos shoppings também sinaliza com recomendações afim de combater a Covid-19, quando os centros comerciais voltarem a operar, o que será possível apenas com o aval do Poder Público.

A Abrasce elaborou o "Protocolo de Operação após Reabertura dos Shoppings", que segue as recomendações sanitárias defendidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O presidente da associação, Glauco Humai, comentou sobre a criação deste protocolo.

“Desde o início da crise, a Abrasce tem se posicionado e atuado em conjunto com autoridades e representantes de diferentes grupos empreendedores para discutir medidas preventivas e cuidados com a saúde e higiene de clientes e colaboradores, assim como melhores práticas relacionadas às operações dos empreendimentos. Com este material pretendemos contribuir para a higienização correta dos ambientes e a retomada segura e organizada das operações”, afirma Glauco Hamai.

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Veja algumas das recomendações feitas pela Abrasce no protocolo

Onde for possível, isole áreas do shopping para facilitar o controle da operação e reduzir custos, sem impactar a segurança do empreendimento e a experiência do cliente.

Reveja a escala de funcionários, de forma a reduzir custos, sem que a segurança e produtividade sejam comprometidas.

É possível, que, nesta fase, existam funcionários que estejam se recuperando da doença. Se for o caso, mantenha-os em grupos de risco, em home office.

Utilize os canais on-line do shopping para continuar atendendo clientes, que ainda possam ter movimentos restringidos.

Evite atividades promocionais que possam causar aglomerações e mantenha suspensos os eventos.

Mantenha uma comunicação clara e eficiente com seus funcionários, lojistas e clientes. Promova campanhas de orientações de saúde e bem-estar e envolva todos os lojistas nestas comunicações.

Restrinja, no que for possível, serviços e acessos de fornecedores de demandas não-essenciais

Priorize a continuidade de contratos com pequenos e médios fornecedores, visando apoiá-los na manutenção de seus negócios

É importante e necessário ter uma resposta clara aos lojistas que demandarem

Isenção ou postergação de aluguel.

Encerramento de contratos de aluguel.

• Além da atenção a organização de documentos, notas fiscais, comprovantes de pagamentos e memória de cálculo de rateio, tanto do condomínio como do fundo de promoção.

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