Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Mais de 9 mil pescadores cearenses afetados pelo óleo nas praias receberão auxílio emergencial

De acordo com a Caixa, cerca de 65 mil pescadores ativos no Registro Geral da Atividade Pesqueira que tiveram sua atividade profissional prejudicada receberão o benefício
18:32 | Dez. 13, 2019
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O pagamento da primeira parcela do Auxílio Emergencial Pecuniário, para os pescadores profissionais artesanais de municípios da costa brasileira afetados pelo derramamento de petróleo, começa na próxima segunda-feira, 16. Conforme o Ministério da Agricultura, 9.371 pescadores de 17 localidades cearenses receberão o benefício. O valor total do pagamento é de R$ 1996, a serem pagos em parcelas iguais de R$ 998 pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com a Caixa, receberão o benefício cerca de 65 mil pescadores ativos no Registro Geral da Atividade Pesqueira que tiveram sua atividade profissional prejudicada até a data da edição da Medida Provisória (MP) nº 908/2019, editada pelo Governo Federal no dia 29 de novembro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os pagamentos devem seguir o calendário de escalonamento dos benefícios sociais, como o Bolsa Família, que estipula o dia do saque conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Confira as datas abaixo:

Final do NIS

Data início de pagamento

Finais 1, 2, 3, 4 e 5 16 de dezembro

Final 6

17 de dezembro
Final 7 18 de dezembro
Final 8 19 de dezembro
Final 9 20 de dezembro
Final 0  23 de dezembro

O saque dos valores poderão ser realizados com o cartão social em qualquer canal da Caixa, como casas lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui. Quem não possui o cartão, poderá sacar em qualquer agência do banco, mediante apresentação de documento de identificação com foto.

O recebimento do auxílio emergencial pecuniário não interfere no recebimento de demais benefícios financeiros aos quais o pescador tenha acesso, como o Programa Bolsa Família ou Seguro Defeso, e o saque poderá ser realizado no mesmo momento do pagamento desses demais programas.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) identifica, registra e publica a listagem dos municípios atingidos pelas manchas de óleo em seu site. Para conferir a listagem, clique aqui. A Caixa disponibiliza atendimento aos beneficiários por meio do telefone 0800-726-0207, para informações referentes aos pagamentos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar