Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Saiba como volta das taxas sobre metais pode interferir na economia do Brasil

Trump anunciou nesta segunda, 2, que vai retomar as tarifas sobre aço e alumínio do Brasil e Argentina
17:03 | Dez. 02, 2019
Autor Jornal do Commercio
Foto do autor
Jornal do Commercio Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Brasil foi pego de surpresa na manhã desta segunda-feira, 2, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que iria retomar, imediatamente, as tarifas sobre a importação do aço e do alumínio brasileiro e argentino, pela desvalorização de ambas as moedas ante o dólar. Os países sul-americanos, além da Austrália, Coreia do Sul e a União Europeia, eram isentos da taxa até então. Mas, como a economia do país pode ser, efetivamente, afetada? E as relações diplomáticas entre os dois países e presidentes? Para responder essas questões, o Jornal do Commercio, parceiro do Jornal O POVO, via Rede Nordeste, conversou com especialistas no assunto.

Motivação de Trump

Em publicação no Twitter, o presidente explicou a taxação é uma medida de proteção aos agricultores locais. “Brasil e Argentina têm sofrido uma massiva desvalorização das suas moedas, o que não é bom para nossos produtores agrícolas”, disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Donald Trump está tomando uma decisão protecionista do ponto de vista econômico. Com o real desvalorizado, os produtores brasileiros exportam os produtos a preço baixo, prejudicando os agrícolas americanos. Por isso, o chefe de estado contra-atacou: encareceu as taxas sobre a importação do aço e do alumínio, duas grandes commodities de consumo americano exportados do Brasil e da Argentina, para que os estadunidenses comprem o produto do seu próprio país.

“Os dois países (Brasil e Argentina) vem adotando iniciativas no mercado interno para valorizar sua economia. Enquanto isso, as moedas desvalorizam, porque cada país quer proteger sua matriz industrial”, explicou o especialista Abraão Rodrigues.

Como o trabalhador pode ser afetado?

Caso a medida seja, de fato, aprovada, o produtor brasileiro terá que pagar mais impostos para exportar, ganhando mais um custo operacional, e é assim que o trabalhador poderá ser, posteriormente, afetado. “Esse custo não está previsto para agora, então as empresas terão que equilibrá-lo. Em algum momento poderá haver uma redução de quadro ou uma diminuição do ritmo de crescimento dessas empresas”, disse o especialista.

Indústria Automobilística e Construção Civil

Além disso, os produtores e consumidores da indústria automobilística e da construção civil também sentirão o impacto. “O processo produtivo é impactado porque se trata de duas matérias primas. A indústria automobilística usa muito aço e alumínio, então a empresa brasileira terá que vender ainda mais caro para compensar a taxa de juros. O mesmo acontece na cadeira produtiva da construção civil”, esclareceu Abraão.

No entanto, Abraão Rodrigues defende que ainda é cedo para prever quais serão exatamente os impactos na economia brasileira, já que a taxa sobre as importações não foi dita. “Talvez fique mais interessante para o Brasil vender para o mercado interno, mas ainda é muito prematuro dizer o percentual que a indústria brasileira será impactada, porque o valor sobre a importação não foi anunciado”.

Relação entre Brasil e EUA

O Brasil tem adotado uma postura de alinhamento automático com os Estados Unidos desde a posse do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Essa bilateralidade foi quebrada nessa segunda, com a retaliação direta de Trump à economia brasileira. É o que confirma Thales Castro, coordenador do curso Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

“A decisão pode afetar substancialmente a relação bilateral entre os dois países, no termo político e diplomático. O Planalto e o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) vão absorver o impacto e farão uma avaliação econômica e financeira dos impactos a médio prazo na indústria siderúrgica brasileira”, explica Thales.

O professor chama a atenção para a necessidade do Brasil em se pronunciar e repensar a concordância automática com os Estados Unidos. “O país não pode deixar isso passar em branco e precisa repensar esse alinhamento automático, essa postura desenvolvida pelo Itamaraty de que o que é bom para os EUA é bom para o Brasil. Agora, precisaremos ter uma postura mais incisiva”, alerta.

Processo de impeachment

O especialista acredita, também, que Donald Trump tomou a decisão com base na fase conturbada que passa em seu governo, que sofre com um processo de impeachment. “Trump costuma tomar decisões de maneira muito enérgica, então é provável que ele repense e melhore a medida mais para frente. Acho que Trump e Bolsonaro vão precisar negociar e ver se essa não foi uma decisão afobada”.

Brasil e China?

Na segunda semana de novembro, houve uma reunião do BRICS, bloco econômico em que participam os países emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na ocasião, a China, atualmente em guerra comercial contra os Estados Unidos, pôs à disposição do Brasil um fundo de 100 bilhões de dólares. Thales Castro considera que o flerte pode, eventualmente, se tornar um interesse do governo brasileiro.

“O país pode olhar por outro lado e determinar que a China está mostrando mais parceria e mais interesse financeiro, porque está disponibilizando fundos, enquanto os EUA retalia. Mas acredito que esse jogo duplo de usar a China como poder de barganha não irá acontecer. Pelo o menos não agora, porque seria muito danoso e prejudicial para todas as partes”

Resposta de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira, 2, que, "se for o caso", conversará com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o anúncio feito pelo norte-americano, de aumentar tarifas sobre aço e alumínio de Brasil e Argentina como forma de compensar a desvalorização da moeda destes países.

"Vou conversar com Paulo Guedes. Se for o caso ligo para o Trump Tenho um canal aberto com ele", disse Bolsonaro. "Converso com Paulo Guedes e depois dou a resposta. Para não ter de recuar, tá ok?", completou Bolsonaro.

A proximidade com Trump é frequentemente apontada pelo governo brasileiro como uma conquista da gestão Bolsonaro.

Jornal do Commercio

Via Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar