Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Bolsonaro decide extinguir seguro Dpvat, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito

Governo afirma que envolvidos em acidentes ainda serão amparados pelo SUS
20:22 | Nov. 11, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente Jair Bolsonaro assinou, nesta segunda-feira, 11, Medida Provisória para extinguir, a partir de 2020, o Seguro Obrigatório para Veículos, Dpvat, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito. O Governo garante que os envolvidos em acidentes ainda serão amparados, uma vez que há "atendimento gratuito e universal, por meio do Sistema Único de Saúde(SUS)".

Além do Dpvat, o Dpem, voltado para danos pessoais em embarcações, também será extinto. O presidente justificou o fim do seguro baseado no índices de fraudes e os custos operacionais do sistema. O valor, antes utilizado nos seguros, será direcionado para o SUS e para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).  

Os acidentes ocorridos até 31 de dezembro deste ano seguem cobertos pelo Dpvat. A seguradora Líder, que gerencia o seguro, continuará com gestão até 2025, contemplando os procedimentos de acidentes até a data limite de 2019. Posteriormente, o Governo deve assumir os procedimentos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Só de janeiro a junho deste ano, mais de 18 mil indenizações por morte em acidentes foram pagas pelo Dpvat. 103 mil relacionadas a invalidez permanentes e outras 33 mil por despesas médicas, somando 155 mil indenizações pagas de acidentes de trânsito, segundo a seguradora que administra o Dpvat.

Em 10 anos, o seguro já atendeu 485 mil solicitações.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar