Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ceará registra crescimento de imigrantes e investimentos estrangeiros em 2019

Autorizações de residência no Estado cresceram 93,3% em comparação com mesmo período de 2018. Dinheiro aplicado por pessoas de fora do país é quase o dobro do valor destinado a São Paulo
11:02 | Out. 11, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará tem sido destino importante para estrangeiros não só em relação ao turismo, mas também para fins de investimento e trabalho. As informações são do relatório trimestral da Coordenação Geral de Imigração Laboral (CGIL), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), referentes aos meses de abril a junho deste ano.

De acordo com o relatório, somente no segundo trimestre de 2019 estrangeiros investiram mais de R$ 11 milhões no Ceará. O valor considera o dinheiro aplicado por pessoas físicas, não incluindo empresas. A quantia é nove vezes maior que a registrada no mesmo período do ano anterior, e mais de um terço do total aplicado por este grupo em todo o País.

As autorizações de residência concedidas para fins de investimento pelo governo brasileiro, no Estado, mais que dobraram no período: foram 7 de abril a junho de 2018 e 15 em 2019. Em São Paulo, segundo estado com mais aplicação de dinheiro estrangeiro, foram 21 autorizações do mesmo tipo, mas os investimentos só somaram metade do valor recebido pelo Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Marta Mitico, presidente da Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional (Abemmi), isto se deve às oportunidades específicas criadas pela região. Segundo ela, pessoas que vêm de outros países e buscam investir no Nordeste procuram se inserir em áreas de negócios em expansão nestes locais, como turismo, tecnologia, energia eólica e pesca. No Ceará, o Porto do Pecém concentra parte significativa das aplicações financeiras.

No Rio de Janeiro e em São Paulo, afirma Marta, os investidores não têm áreas exatas de interesse. Os estrangeiros que vão para estes estados pretendem morar especificamente nestes locais, e por causa disso aplicam somente o valor mínimo para solicitar a autorização de residência. Nestes casos, o objetivo é apenas “garantir” o visto permanente.

Isso explica, segundo ela, por que o nível de investimentos nestes locais é inferior ao valor destinado ao Nordeste, onde estrangeiros priorizam áreas de crescimento econômico e aplicam os valores em empresas, com expectativa de retorno.

Dos oito estados em que pessoas físicas de fora do País investiram mais de R$ 1 milhão, no segundo trimestre de 2019, segundo o relatório, cinco são do Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas e Paraíba.

A pesquisa também indica o perfil dos imigrantes que recebem autorização de residência no Brasil: em sua maioria são homens, de 20 a 49 anos, com ensino superior e pós-graduação. Os estrangeiros vêm, principalmente, dos Estados Unidos, China, Filipinas, Índia e de países da Europa.

Para ler o relatório com as informações sobre imigração, clique aqui 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar