Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Guedes diz que momento econômico é de transição incompleta e critica governos anteriores

Segundo o ministro, o Brasil alcançou novo modelo político, mas ainda atravessa transição econômica

O ministro da Economia, Paulo Guedes, está em Fortaleza nesta quinta-feira, 5. Durante palestra, ele declarou que Brasil conseguiu alcançar novo modelo político, mas economicamente atravessa “momento de transição ainda incompleto”. O “posto Ipiranga” do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aproveitou também para alfinetar governos anteriores.

“Não conseguimos moldar a economia a esse novo modelo político. Estamos no momento de uma transição incompleta. Não conseguimos ainda completar a transição”, declarou Guedes. Segundo ele, o País precisa parar de “persistir” na concentração de recursos e de poder no Governo Federal. Enquanto persistirem tais confluências, diz ele, “você não consegue realmente colocar uma federação em pé”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O Brasil é um triângulo de cabeça para baixo. Os recursos estão lá em cima. Se o presidente gosta de um time de futebol, surge um estádio. Se o presidente gosta de três países porque tem afinidade ideológica, aparece um porto em um desses países”, alfinetou, em referência crítica aos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

De acordo com o ministro, a falta de resultados mostrados por políticos nas últimas décadas estariam atrelados ao período da Ditadura Militar brasileira, que perdurou de 1964 a 1985.

“Talvez por terem ficado tanto tempo fora do exercício do poder por causa do Regime Militar, os políticos não tinham capacidade de gestão orçamentária. E os economistas, nomeados e apaixonados por esses políticos, começaram a tentar resolver os sintomas do problema da economia em vez de resolver a causa”, pontuou.

Paulo Guedes ministra palestra nesta tarde na capital cearense sob o tema “A Nova Economia do Brasil: O Impacto para a Região Nordeste”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar