Procon realiza audiência para consumidores que tiveram problemas com consórcios da Embracon
Os valores a serem devolvidos aos consumidores somam R$ 353 milO Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgou nesta quarta-feira, 21, que realizará um mutirão com 46 audiências para todos os consumidores que tiveram problemas com a empresa de consórcios Embracon. A companhia também assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para garantir a devolução de até 75% de valores já pagos em consórcios para a compra de carros, motocicletas, eletroeletrônicos e imóveis. Os valores a serem ressarcidos aos consumidores somam R$ 353 mil.
Consumidores afirmam que a empresa não deixava claro que faria a devolução dos valores que já tinham sido pagos, mesmo após desistência de consórcios, cobranças indevidas, problemas com Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) e por publicações ludibriosas.
A Embracon terá 15 dias para devolver os valores aos clientes, após a realização da audiência de conciliação com o Procon. Caso a empresa descumpra o acordo, será aplicada uma multa de R$ 10 mil por reclamação aberta, que deverá ser aplicada imediatamente, sem necessidade de um novo processo administrativo.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineA diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, explicou que houve infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). "Há casos em que o consumidor aguardava há mais de cinco anos pela devolução do valor pago", conta.
O Procon destaca que os consumidores que fizeram consórcios com qualquer empresa ainda podem registrar reclamações ou solicitar a devolução de valores que já tenham sido pagos, caso não tenham sido informados previamente.
Em nota, a Embracon declarou ter se prontificado a esclarecer as reclamações, além de ter assinado o Termo de Ajustamento de Conduta, se comprometendo em realizar novas tentativas de conciliação com seus clientes, bem como a introduzir melhorias no atendimento.
Confira nota da Embracon na íntegra:
A administradora de consórcio Embracon, em razão das reclamações recebidas no Estado do Ceará, procurou proativamente o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) e o Procon Fortaleza, e se prontificou a esclarecer as reclamações recebidas nestes órgãos.
Por conta disto, a Embracon, buscando demonstrar seu compromisso, assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e se prontificou a realizar novas tentativas de conciliação com seus clientes, bem como a introduzir melhorias em seu atendimento. Importante ressaltar que a Embracon está inovando em buscar a solução das reclamações de seus clientes nestes órgãos de forma mais eficaz, sempre respeitando o sistema de consórcio e a Lei de Consórcio (11795/08).
Como reclamar
A reclamação pode ser realizada no portal da Prefeitura de Fortaleza, no campo "Defesa do Consumidor", bem como presencialmente no Procon Centro, nas unidades dos Vapt Vupts de Antônio Bezerra e de Messejana, e nas Regionais V e VI.
O telefone do Procon Fortaleza para denúncias e informações é o 151.
Endereços
Procon Centro
- Rua Major Facundo, 869 - Centro
Vapt Vupt de Antônio Bezerra
- Rua Demétrio de Menezes, 3750, ao lado do Terminal de Ônibus
Vapt Vupt de Messejana
- Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 602, ao lado do Terminal de Ônibus
Regional V
- Avenida Augusto dos Anjos, 2466 - Bonsucesso.
Regional VI
- Rua Padre Pedro Alencar, 789 - Messejana
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente