Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Câmara ainda não tem quórum 'seguro' para votar destaques da Previdência

Apesar das repetidas falas do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de lideranças da base sobre a disposição em se votar ainda nesta quinta-feira, 11, todos os 17 destaques que restam à reforma da Previdência, o plenário da Casa ainda não alcançou o quórum considerado seguro pelo governo para manter a salvo o texto aprovado ontem em primeiro turno.
Desde o começo da semana, Maia definiu o quórum de 490 deputados como um número mágico para iniciar votações nas quais o governo precisará de 308 votos para evitar que um destaque desfigure o texto principal. Às 15h30, no entanto, havia apenas 440 parlamentares na Casa, e 403 deles tinham marcado presença no plenário.
Mais cedo, ao chegar à Câmara, Maia disse estar seguro de que teria mais de 500 deputados na sessão desta quinta, que ainda não tem hora para ser reaberta. Na quarta, o texto-base da reforma foi aprovado por 379 votos a 131.
O governo e líderes da base ainda trabalham para a retirada de parte dos 17 destaques que ainda restam a ser votados. Quanto mais itens houver nessa lista, mais longo será o processo de votação, o que pode inclusive prejudicar os planos do presidente da Câmara em votar o texto-base em segundo turno nesta sexta-feira (12). O receio é de que muitos parlamentares governistas retornem às suas bases na sexta, esvaziando ainda mais o quórum no plenário.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar