Participamos do

Participação popular nos seminários do Zoneamento foi além da expectativa

Para os próximos dias 4 e 5 de junho, a previsão é ocorrer seminários em Jijoca de Jericoacoara e Itapipoca
20:22 | Mai. 31, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A participação popular foi além da expectativa nos seminários do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (Zeec), ocorrido em Caucaia na última terça-feira, 29, e em Aracati, nesta quarta, 30. O público somou 500 pessoas. A decisão definitiva sobre modificações na região deve ser feita em fevereiro de 2020, quando houver um amplo diálogo entre empreendedores, moradores do local e investidores. 

Conforme avalia o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, houve um grande número de pessoas interessadas no Zoneamento. “A ideia é esta, envolver a população para que em fevereiro do próximo ano o estudo que define o zoneamento dos 573 quilômetros de litoral esteja pronto”. A Sema é responsável por coordenar as ações, que vão acontecer ao longo do ano e abranger os 23 municípios litorâneos do Ceará e aqueles próximos ao litoral. 

O Zoneamento das regiões costeiras do Estado é uma medida que gerou preocupação nos investidores, conforme noticiou O POVO Online nesta quarta. A proposta foi apresentada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) aos empresários e analistas do setor de turismo do Ceará. O documento aponta mudanças nas áreas de preservação ambiental no litoral, regiões em que atrairão investimentos do ramo imobiliário turístico. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a engenheira e secretária de Planejamento da Sema, Maria Dias, o objetivo do estudo é estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do território, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas. “A participação social é essencial para o êxito na implementação do zoneamento e das futuras diretrizes. Iniciamos o Zeec ouvindo a população, mostrando o que é o Zoneamento, para assim construirmos um diagnóstico”, diz. Segundo Dias, os trabalhos estão em fase inicial.

No próximo dia quatro de junho, está marcado um novo seminário na Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara. No dia cinco, ocorrerá um encontro no Auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Itapipoca. 

Serviço: 

Jijoca de Jericoacoara

Data: 4 de junho de 2019

Horário: 8h30 às 13h

Local: Auditório da Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara

Endereço: Avenida Jericoacoara, 474, Centro, Jijoca de Jericoacoara

Itapipoca

Data: 5/6/2019

Horário: 8h30 às 13h

Local: Auditório IFCE Campus Itapipoca

Endereço: Rua da Universidade, 102, Bairro Madalena, Itapipoca, Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags