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Intenção de compras no natal cai 36,1%

11:05 | 18/12/2015
A intenção de compra dos consumidores brasileiros para o natal teve queda de 36,1% em 2015 em relação a 2014, conforme apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador atingiu 44,1 pontos, o menor patamar de toda a série, iniciada em 2007.

Ao todo, 61,5% das famílias pretendem gastar menos com os presentes este ano, enquanto apenas 5,6% devem ampliar o orçamento para o natal. A despesa média também encolheu e as lembrancinhas, mais baratas, ganharam destaque na preferência dos consumidores.

Segundo Viviane Seda, economista e coordenadora da Sondagem do Consumidor, as pessoas estão tentando quitar as dívidas e gastar menos com presentes, o que explica a queda do indicador. Dificuldade de obter emprego e inflação alta são fatores que contribuem para o resultado.

Em 2014, apesar de um cenário já não tão favorável, 43% dos consumidores pretendiam gastar menos, enquanto 12,0% planejavam aumentar as despesas com presentes.

Diante do orçamento apertado nos lares brasileiros, a FGV avalia que o comércio deve ter o pior dezembro desde pelo menos 2002, quando houve queda de 5,1% nas vendas dos segmentos natalinos em relação ao mesmo período do ano anterior.

Despesa menor

Com tanta gente apertando o cinto nos gastos, o preço médio dos presentes também encolheu em 2015. O valor caiu de R$ 101,11 para R$ 90,68, já descontada a inflação. É o menor valor já registrado na série.

Nesse contexto, as lembrancinhas ganharam espaço na lista de presentes, opção de 9,1% dos consumidores (o triplo do verificado em 2014). Mesmo os itens mais populares nesta época, como roupas e brinquedos, deixaram de ser uma alternativa acessível às famílias.

Redação O POVO Online, com Agência Estado
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