PUBLICIDADE
Notícias

MB Associados: alta do PIB depende de concessões

16:02 | 01/04/2013
O sócio-diretor da MB Associados José Roberto Mendonça de Barros avaliou nesta segunda-feira que o crescimento de 3% no Produto Interno Bruto (PIB) do País, previsto pela consultoria para 2013, dependerá do sucesso relativo da mudança na infraestrutura brasileira por meio do programa de concessões. "O sucesso das concessões determinará se o País crescerá mais ou menos que esses 3% e as intervenções nas regras ainda limitam enormemente esse programa", alertou, no IV Fórum da Indústria Automobilística, em São Paulo (SP).

Para Mendonça de Barros, o Brasil vai crescer mais lentamente por um período "e, se tiver o crescimento de 7,5% de 2010, a ressaca será grande; aliás, parte da inflação de agora é desse crescimento passado", avaliou. Além das concessões, o crescimento de 3% do PIB brasileiro virá, do lado da oferta, do agronegócio, "em que pese o caos logístico deste ano", do comércio e da recuperação moderada da indústria. A demanda segue pelo consumo das famílias, gasto público e exportações.

O sócio-diretor da MB Associados alertou para o problema da inflação, que deve, segundo ele, terminar 2013 em 6%. "A inflação é para tomar cuidado mesmo, pois o aumento generalizado de preços toma conta do sistema", disse, lembrando que o índice de difusão do indicador oficial, o IPCA, está acima de 70%. Para conter a alta de preços, Mendonça de Barros avalia que o governo deve elevar a taxa básica de juros para até 8,25% neste ano. Já o dólar, considerado difícil de projetar, deve ficar em R$ 2.

TAGS