PUBLICIDADE
Notícias

Xi recebe Lew, do Tesouro dos EUA, e pede laços fortes

01:19 | 19/03/2013
O líder chinês Xi Jinping se reuniu hoje com o secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew, no primeiro encontro com uma autoridade estrangeira desde que foi nomeado presidente na semana passada. Xi disse que Pequim quer laços fortes com Washington.

"Eu atribuo grande importância à relação da China com os EUA'', disse Xi para Lew, em reunião no Grande Salão do Povo com a presença de diplomatas e funcionários das finanças de ambos os governos. "Estamos prontos para trabalhar com os EUA para continuar a desenvolver esta parceria cooperativa este China e EUA, para que sejamos capazes de abrir um caminho de cooperação entre países importantes.''

A reunião foi o primeiro contato de alto nível entre os dois governos, após um hiato de meses, durante a transição da liderança chinesa que começou com a nomeação de Xi como líder do Partido Comunista em novembro.

Por sua vez, Lew disse que Washington quer trabalhar com Pequim para reduzir as barreiras comerciais e de investimentos e para "proteger o trabalho dos nossos inovadores" - uma referência a queixas sobre a desenfreada cópia chinesa de bens estrangeiros, de filmes de Hollywood a software e tecnologia de telecomunicações. Ele disse que o governo dos EUA espera o crescimento da China como um mercado para os produtos estrangeiros.

Em sua visita de dois dias à China, Lew irá levantar ainda questões como o programa nuclear da Coreia do Norte, a segurança da Ásia-Pacífico e as denúncias de que o governo chinês patrocina a espionagem cibernética. Lew também vai se encontrar com o primeiro-ministro Li Keqiang. As informações são da Associated Press.

TAGS