PUBLICIDADE
Notícias

Reunião com governadores aponta rumo para novo pacto federativo

Para o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves o atual pacto federativo está "esgotado" e a situação dos municípios está cada dia pior

13:20 | 13/03/2013
NULL
NULL

Atualizada às 16:04

A discussão do pacto federativo e as principais propostas de interesses dos estados irão dominar a reunião desta quarta-feira, 13, em Brasília, da grande maioria dos governadores com os presidentes da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Também devem participar do encontro os líderes partidários. A reunião estava prevista para as 11h, no Salão Negro do Congresso Nacional.

A reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em análise no Senado, a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), em discussão também no Senado, os royalties da mineração, entre outros temas devem dominar a pauta. Henrique Alves pediu aos governadores uma agenda mínima de propostas que estabeleçam um novo pacto federativo, para que as votações ocorram no menor tempo possível.

VEJA MAIS
Governadores cobram maior autonomia financeira em reunião

Novas regras são debatidas por governadores

Governo mantém proposta de unificação de alíquota do ICMS
Para o presidente da Câmara, o atual pacto federativo está “esgotado” e a situação dos municípios está cada dia pior. Henrique Alves pretende também fazer uma reunião com os prefeitos das capitais, possivelmente ainda este mês, para discutir a situação desses municípios e buscar saídas.

Segundo Chinaglia, a reunião será um bom começo para as discussões, mas com poucas chances de se chegar a um desfecho. De acordo com o parlamentar, as opiniões entre governadores do mesmo partido poderão vir a divergir uma vez que se trata de beneficiar uma parte em detrimento da outra. Com informações da Agência Brasil.

Redação O POVO Online

TAGS