PUBLICIDADE
Notícias

Partidos de oposição criticam baixo crescimento em 2012

12:44 | 01/03/2013
Os partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff aproveitaram a divulgação do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012 nesta sexta-feira, que fechou o ano com alta de 0,9%, para atacar a política econômica do governo. Para o DEM, a competitividade do Brasil "está jurada de morte". Já o PPS avaliou o resultado como "desastroso" e fruto da "incompetência" e da "irresponsabilidade" do governo petista.

"Enquanto os países da Europa em crise enfrentam os problemas de frente, no Brasil exercita-se o jogo do faz de conta", diz a nota assinada pelo presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN). "Nada do que foi feito produziu resultado porque não se foi ao centro da questão: gasto público de má qualidade, que retira do País a condição de baixar impostos e fazer a infraestrutura que nos falta para baixar o custo Brasil. A competitividade do Brasil está jurada de morte", finaliza o senador.

O deputado federal Roberto Freire (SP), presidente nacional do PPS, afirmou que o baixo crescimento econômico se deve a "erros na gestão econômica do governo Dilma". "É o desastre provocado por uma gestão incompetente e irresponsável. E não adianta buscar responsável na economia internacional", disparou. Freire também criticou a postura do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que chegou a prever em 2012 um desempenho econômico mais robusto. "Não é um homem sério na gestão econômica", atacou.

Comentários duros ao desempenho econômico também circularam nas redes sociais. Em seu perfil no Twitter, o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse que o "pibinho" reflete o "atual desgoverno" e lembrou que a variação do PIB brasileiro ficou abaixo de México, Rússia e Estados Unidos. "Em vez de estimular, dar atenção aos setores que sempre impulsionaram o PIB, o governo pensa apenas em atender nichos", afirmou o deputado, acusando o governo de seguir a política de desonerar montadoras e algumas indústrias "abençoadas" pelo Planalto. "Veja a triste realidade: na América do Sul só ganhamos do Paraguai", acrescentou.

O deputado tucano Duarte Nogueira (SP) também citou o "resultado muito ruim" do PIB em seu perfil no Twitter. "Só para efeito de comparação, os Estados Unidos, que foram o centro da crise financeira mundial de 2009, cresceram 2,2% no ano passado", disse. "O governo do PT deveria fazer menos campanha eleitoral antecipada e se preocupar mais em fazer a economia crescer", alfinetou o tucano.

TAGS