PUBLICIDADE
Notícias

Obama formaliza cortes automáticos de gastos nos EUA

19:21 | 02/03/2013
O presidente dos EUA, Barack Obama, instruiu na noite de sexta-feira que as agências do governo federal comecem a implementar cortes de gastos generalizados, colocando em vigor uma rara medida orçamentária que pode afetar a economia do país. A ordem formaliza os chamados cortes automáticos de gastos, que somam US$ 85 bilhões entre março e setembro, quando termina o atual ano fiscal.

As agências federais agora devem informar aos seus funcionários, parceiros comerciais e governos estaduais e locais sobre o tamanho e abrangência dos cortes de gastos. Em alguns casos, as despesas começarão a ser reduzidas imediatamente. Mesmo assim, boa parte dos cortes só começará em algumas semanas ou meses.

A diretiva assinada por Obama exige que mais de 20 agências federais, a Casa Branca e o Congresso cortem US$ 85 bilhões em gastos nos próximos sete meses. Esse volume representa apenas 2,4% do Orçamento anual dos EUA, mas os cortes são aplicados de uma maneira tão indiscriminada que o governo alertou para possíveis impactos em áreas como o controle de tráfego aéreo, proteção de fronteira, inspeção de alimentos, programas educacionais, operações de transporte, pagamentos de procedimentos médicos, preservação de parques, entre outras. As informações são da Dow Jones. (Álvaro Campos)

TAGS