PUBLICIDADE
Notícias

No Chipre clima é de 'fúria' com retenção de depósitos

13:20 | 16/03/2013
A imprensa do Chipre fala em "incredulidade" e "fúria" dos clientes bancários da ilha após o anúncio de que até 10% dos depósitos serão retidos para pagar um novo imposto. A retenção automática e compulsória do dinheiro é parte da contrapartida oferecida pelo governo cipriota para receber o pacote internacional de resgate financeiro de 10 bilhões de euros à ilha do Mediterrâneo.

Segundo a versão eletrônica do jornal "Cyprus Mail", clientes fazem fila desde o início da manhã nos caixas eletrônicos das principais cidades da ilha. O clima é de indignação. "Estou extremamente irritado. Trabalhei anos para juntar meu dinheiro e agora estou perdendo minhas economias para, assim dizer, os alemães", disse Andy Georgiou, que trabalhou no Reino Unido e voltou para a ilha em meados do ano passado com todas suas economias após se aposentar.

Outro cliente na fila do caixa eletrônico comparou a medida às ações da máfia. "Falam que a Sicília é a terra da máfia. Mas não é a Sicília, é o Chipre. Isso é um roubo. Puro e simples roubo", disse um aposentado.

TAGS