PUBLICIDADE
Notícias

Mantega diz que alta do PIB trimestral irá se prolongar

12:10 | 21/03/2013
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira que o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro continuará a ser maior a cada trimestre do que o resultado visto três meses antes. "O PIB tem sido maior a cada trimestre do que o trimestre anterior e essa trajetória vai ser mantida na economia brasileira. Isso será mantido o ano inteiro", projetou durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para tratar da unificação do ICMS interestadual.

O ministro citou dados do primeiro mês de 2013. Ele lembrou que a produção industrial cresceu 2,5%, o que, anualizado, "dá bastante". Mantega salientou também que os investimentos, que tinham tido desempenho fraco em 2012, dão sinais de retomada. "Com isso, a trajetória do PIB vai se prolongar por 2013 e 2014 depois que fizemos todos os ajustes e tomamos todas as medidas."

O ministro destacou, no entanto, que, para que o Brasil possa continuar nessa trajetória, é preciso que os fundamentos econômicos continuem sólidos. Ele citou a condução das políticas fiscal e monetária. "O desempenho do primário tem sido muito bom nos últimos anos. O resultado nominal tem melhorado. Não era muito bom no passado, mas o déficit fechou em torno de 2,5% em 2012", disse.

Inflação sob controle

O ministro da Fazenda disse que é importante ter a inflação sob controle para manter a solidez dos fundamentos econômicos do Brasil, e que os limites da meta não serão ultrapassados. "Temos cumprido rigorosamente os limites (do sistema de meta de inflação", afirmou. Segundo ele, é importante que a inflação não atrapalhe o consumo e nem o crescimento da economia, e que não haja intranquilidade.

"Para termos um crescimento sustentável é preciso que a gente continue com as desonerações e a reforma dos principais tributos brasileiros. "Temos tributos que já estão arcaicos e que já cumpriram o seu papel. Temos como meta a reforma do ICMS e do PIS e da Cofins para continuarmos aumentando a competitividade da economia brasileira."

TAGS