PUBLICIDADE
Notícias

Líderes partidários cipriotas discutem novos planos B

10:07 | 21/03/2013
Líderes dos partidos políticos do Chipre se reuniram nesta quinta-feira para discutir diferentes alternativas para um plano B, que substituiria a proposta original da troica para ajudar o país.

Com muitas opções na mesa, autoridades do governo dizem que o tempo para negociar é curto. "Temos apenas algumas horas para chegar a uma solução", comentou uma delas.

Na terça-feira, o Parlamento do Chipre rejeitou um plano de resgate, de 10 bilhões de euros, que imporia uma taxação sobre depósitos bancários com o objetivo de levantar 5,8 bilhões de euros.

Segundo uma fonte do governo, uma das possibilidades em discussão é uma medida que cause uma perda menor aos correntistas, visto que o Eurogrupo - formado por ministros de Finanças da zona do euro -, a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu insistem que seja adotado um imposto sobre depósitos de mais de 100 mil euros.

"Há diferentes opções e ainda esperamos para ver se a Rússia vai participar da ajuda. Uma das alternativas é formar um fundo de investimento soberano que emitiria bônus atrelados à receita futura de gás natural", comentou a fonte, explicando que os correntistas afetados poderiam ter direito a esses bônus.

Outra ideia envolveria não apenas correntistas, mas também bancos, empresas privadas e estatais e fundos. "Qualquer um poderia participar (da ajuda)", explicou a fonte.

A autoridade comentou também que o governo e o banco central preparam três diferentes projetos de lei para submeter a votação emergencial no Parlamento. Os projetos tratam de controles de capital para transações bancárias, a partir do próximo dia 25, do futuro do Popular Bank of Cyprus e da formação de um chamado "banco ruim". As informações são da Dow Jones.

TAGS