PUBLICIDADE
Notícias

Jovens protestam perante palácio presidencial no Chipre

09:19 | 26/03/2013
Centenas de estudantes protestam em frente ao palácio presidencial do Chipre, em Nicósia, contra o doloroso plano de resgate oferecido ao país. "Troica fora do Chipre", dizia alguns cartazes empunhados pelos manifestantes, em referência à União Europeia, ao Banco Central Europeu (BCE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Tire as mãos do Chipre" e "Quem roubou nosso dinheiro deve ir para a cadeia e pagar", gritavam os manifestantes. Funcionários do governo aplaudiram o protesto quando ele passava pelo Ministério do Trabalho.

O Chipre fechou um acordo com a troica para receber 10 bilhões de euros (US$ 13 bilhões) e evitar um default, mas os planos preveem que os grandes depositantes dos dois maiores bancos do país perderão grande parte de suas economias.

"Nós não sabemos qual será nosso futuro e estamos nervosos porque isso não vai parar aqui", afirmou um dos jovens manifestantes. "Nós devemos nos unir para salvar nosso país. Trata-se de nós, não apenas nossos pais, e sim nosso futuro", declarou outra pessoa que participava do protesto. Uma estudante de 17 anos, que informou apenas se chamar Lauren, disse que está pensando em terminar os estudos fora do país.

O protesto dos estudantes será seguido de uma manifestação organizada pelo partido Akel, marcada para amanhã às 13h (de Brasília), em frente ao palácio presidencial. As informações são da Dow Jones.

TAGS