PUBLICIDADE
Notícias

Irlanda e Portugal terão mais tempo para pagar resgate

10:12 | 16/03/2013
Irlanda e Portugal terão mais tempo para pagar os recursos dos pacotes de resgate que receberam, informou neste sábado o líder do grupo de ministro de Finanças da zona do euro, o ministro de Finanças da Holanda Jeroen Dijsselbloem.

Os dois países pediram mais tempo para pagar os empréstimos dos dois fundos de resgate, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSM, na sigla em inglês) e da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês).

O EFSM é uma instituição da União Europeia (UE) e os ministros de Finanças da UE ainda estudam os pedidos dos dois países. O EFSF é controlado pelos 17 países da zona do euro e Dijsselbloem disse que eles concordaram com a extensão do prazo de pagamento. A decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária do Eurogrupo que teve como objetivo chegar a um acordo para um pacote de resgate para o Chipre.

"Os ministros do Eurogrupo estão determinados a apoiar os esforços de Irlanda e Portugal para reconquistarem o amplo acesso aos mercados e saírem, com sucesso, de seus programas", disseram os ministros em comunicado.

O documento acrescenta que o tempo maior para o pagamento vai "suavizar os perfis de dívida de resgate desses países". As informações são da Dow Jones.

TAGS