Inscrição de curso de jornalismo econômico começa amanhã
O curso ocorre de 6 de maio a 26 de julho, na sede do Estadão. Podem se candidatar jovens formados em 2011 e 2012, além de estudantes do último semestre de jornalismo. A inscrição ocorre junto com a primeira fase de seleção, pelo www.estadao.com.br/focas, e segue até 31 de março. Serão chamados 25 alunos, que farão atividades em período integral.
"O sucesso da parceria Estadão e FGV neste curso pode ser medido pela alta capacitação dos alunos formados", diz Roberto Gazzi, diretor de Desenvolvimento Editorial do Grupo Estado. "Aprender com a chancela de duas instituições que prezam pela economia e pelo jornalismo econômico é algo único para jovens jornalistas."
O conteúdo de economia da FGV foi idealizado a partir das demandas dos editores do Grupo. Estão no programa disciplinas de macroeconomia, política econômica, sistema financeiro nacional e internacional, mercado de capitais e avaliação de empresas, além de matemática financeira e estatística.
"O curso tem como foco a complementação da formação do jovem profissional na área do jornalismo econômico e financeiro, aliando o conhecimento à prática", explica Rogério Mori, coordenador dos Cursos Executivos e MBAs da FGV/EESP. "A viabilidade deste projeto só se tornou possível a partir da parceria entre o Grupo Estado e a Escola de Economia de São Paulo da FGV."
Fazem parte do curso, ainda, entrevistas e palestras com líderes da economia nacional. Nos dois anos anteriores, o programa recebeu o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles e o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, entre outros.
"Vários jornalistas que participaram das duas primeiras edições do curso já integram com destaque as equipes da Agência Estado especializadas na cobertura econômica e política", diz o editor-chefe da Agência Estado, João Caminoto.
A mineira Stefânia Akel, de 22 anos, fez parte da turma de 2012 e desde novembro é repórter na editoria de Internacional do serviço Broadcast, da Agência Estado. "A diferença entre como entrei no curso e como saí dele é enorme. A forma como eu exerço meu trabalho hoje não seria possível sem essa experiência."
Confira detalhes da seleção no www.estadao.com/focas ou visite a página www.facebook.com/CursosEstadoDeJornalismo. O programa tem patrocínio do Itaú e o apoio da TIM.