PUBLICIDADE
Notícias

Funcionários do BB paralisam as atividades em 4 agências cearenses

A ação ocorre em todo o País. Caso o BB não recue, sindicatos discutirão greve geral

09:18 | 20/03/2013
NULL
NULL

Atualizada às 15h38min

Quatro agências do Banco do Brasil (BB) paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 20, no Ceará: uma em Caucaia e três no bairro Aldeota, em Fortaleza. A ação faz parte do dia nacional de luta contra o plano de funções elaborado pelo BB, que prevê redução dos salários para mais de 20 mil funcionários de todo o País.

Até o momento as paralizações transcorrem com tranquilidade, segundo informou ao O POVO Online o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), Carlos Eduardo Bezerra. Ainda segundo Carlos Eduardo, os cerca de 200 funcionários que aderiram à paralização devem voltar as atividades normalmente nesta quinta-feira, 21. 

"Querem reduzir o salário em 16,25% para cerca de 400 funcionários, dos 2.500 do Ceará. Cerca de mil funcionários do Estado podem perder verbas salariais, conquistadas na carreira ao longo dos anos", afirma o presidente do SEEB/CE.

Carlos Eduardo disse ainda que os sindicatos tentam negociação com o banco desde janeiro. "Já entregamos denuncia à presidente Dilma, ao ministro Guido Mantega, ainda assim o banco se recusa a negociar. Hoje estamos paralisando em todo o Brasil. Queremos que o banco garanta o direito da remuneração a todos os funcionários sem redução."

De acordo com o presidente do SEEB/CE, se o Banco do Brasil não quiser negociar, mesmo após a paralisação desta quarta-feira, os sindicatos de todo o país se reunirão para discutir a possibilidade de uma greve geral, que deverá ocorrer a qualquer momento a partir de abril. 

Legislação

O Banco do Brasil, por meio de nota, informou que o Novo Plano de Funções do Banco é “totalmente aderente à legislação trabalhista e que valoriza os funcionários”. Sobre a adesão da jornada de seis horas, a instituição afirmou que a mesma será voluntária podendo “ocorrer a qualquer tempo”.

Ainda de acordo com o banco, o aumento previsto no valor da hora de trabalho pelo novo plano será de 12% àqueles que optarem pela jornada de seis horas. Isso, segundo, a empresa, não resultaria em uma desvalorização do salário, “mas redução do número de horas trabalhadas a serem pagas”. 

Agências
As agências do BB que paralisaram as atividades nesta quarta-feira no Ceará são:
Agência Caucaia (rua Edson da Mota Correia, 812, Centro, Caucaia)
Agência Aldeota (av. Desembargador Moreira, 1199, Aldeota)
Agência Comercial Aldeota (Av. Santos Dumont, 2889, Aldeota)
Superintendência do Estado do Ceará (Av. Santos Dumont, 2456, Aldeota)

Os caixas eletrônicos funcionam normalmente.

Redação O POVO Online

TAGS