Fenabrave apura venda de autos e comerciais leves no mês
Os números vieram abaixo da previsão da MB Associados, de venda de 171.919 unidades na primeira metade do mês. Mesmo assim, a consultoria Carcon projeta de 255 mil a 260 mil autos e comerciais leves comercializados ao longo de março, significando alta de 16% sobre fevereiro, se os números forem confirmados.
O aumento deve ocorrer porque março tem dois dias úteis a mais que fevereiro. Além disso, o mês é o último antes de nova elevação da alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos, o que deve provocar uma alta na demanda nesta segunda quinzena.
No acumulado do ano, foram comercializadas 658.332 unidades de autos e comerciais leves, o que indica alta de 5,95% sobre o acumulado de janeiro à primeira metade de março de 2012, quando haviam sido emplacados 621.370 veículos.
Na primeira metade deste mês, as vendas de caminhões e ônibus atingiram 8.625 unidades, alta de 7,46% em relação a igual período de fevereiro e aumento de 8,1% sobre a primeira metade de março de 2012. No acumulado do ano, as vendas desses veículos atingiram, até sexta-feira, 35.834 unidades, queda de 3,75% sobre 37.230 unidades em igual período de 2012.
Incluindo motocicletas, implementos rodoviários, máquinas agrícolas e outros veículos emplacados, o total comercializado na primeira quinzena de março chegou a 226.439 unidades, alta de 1,44% sobre 223.224 unidades de igual período de fevereiro e baixa de 2,04% sobre 231.148 veículos na mesma quinzena de março de 2012. No acumulado do ano, os emplacamentos totais de veículos somaram 1,026 milhão de unidades, número 2,03% inferior ao total de 1,047 milhão de unidades em igual período de 2012.