PUBLICIDADE
Notícias

EUA criam 236 mil empregos em fevereiro

11:27 | 08/03/2013
A economia dos EUA criou 236 mil empregos em fevereiro, informou o Departamento de Trabalho. O número veio bem acima da expectativa, que era de criação de 160 mil vagas. Por outro lado, o dado de criação de vagas de janeiro foi revisado para baixo, a 119 mil, de 157 mil na leitura original.

O indicador de fevereiro mostra uma melhora nas condições do mercado de trabalho norte-americano. Em todo o ano de 2012, a economia dos EUA criou em média 183 mil empregos por mês. Nos dois últimos meses, o ritmo de abertura de vagas subiu para uma média mensal de 205 mil.

O último relatório de emprego é divulgado em meio a uma melhora no mercado imobiliário, fortes ganhos nas bolsas de valores, alta do sentimento de confiança do consumidor e outros sinais de avanço na economia norte-americana.

As empresas do setor privado criaram 246 mil novas vagas durante fevereiro, respondendo integralmente pelo resultado do mês passado. Nos setores de construção, saúde e comércio varejista houve aumento de vagas. No setor industrial o crescimento foi de 14 mil empregos.

Os governos, por outro lado, eliminaram 10 mil postos de trabalho. A força de trabalho federal ficou estável, mas os governos locais fizeram cortes.

Os ganhos médios semanais subiram US$ 0,04, para US$ 23,82 por hora, enquanto a semana média trabalhada subiu em fevereiro para 34,5 horas, de 34,4 horas no mês anterior.

Uma medida mais ampla de desemprego - que inclui quem busca empregos e também quem possui um trabalho de período parcial - recuou para 14,3%, de 14,4% em janeiro. As informações são da Dow Jones.

TAGS