Confiança de empresários do comércio cai 0,2%
O Índice de Expectativa subiu 1,5% na mesma base de comparação. O item relativo ao investimento avançou 1,1%, "impulsionado pela maior propensão à realização de contratações". Enquanto o item relativo às condições atuais dos empresários do comércio caiu 4,1%, em relação a março de 2012. "Aos 99,5 pontos, o nível de satisfação dos empresários do comércio com o desempenho do setor já se mostra predominantemente desfavorável, resultado que reflete a perda de fôlego das vendas do setor", segundo a CNC.
Em comparação a fevereiro, o Icec avançou 2,1%. Entre os componentes do índice, o item relativo à situação atual caiu 2,4%, enquanto o das expectativas avançou 4,8%. Já o item que mede a intenção de investimento subiu 2,4%. A avaliação da CNC é que "a alta da confiança na comparação mensal pode ser atribuída a fatores sazonais que favorecem o aumento de vendas após o primeiro bimestre.
No entanto, a ampliação dos investimentos, mesmo nas regiões onde o varejo ainda cresce de forma expressiva, deve se dar de forma predominantemente moderada, uma vez que a expectativa de crescimento das vendas do varejo este ano é menor que no ano passado".