PUBLICIDADE
Notícias

Chipre prepara contraproposta para credores

08:41 | 18/03/2013
O Chipre está preparando uma contraproposta para seus futuros credores internacionais, segundo fontes. A nova proposta sugere que os depositantes menores, com até 100 mil euros no banco, paguem uma taxa de 3% sobre os depósitos; os que têm entre 100 mil euros e 500 mil euros sejam taxados em 10%; e os que têm mais de 500 mil euros sejam taxados em 15%.

As fontes também informaram que os ministros de Finanças da zona do euro, o Eurogrupo, deverão realizar uma teleconferência ainda nesta segunda-feira para examinar a contraproposta do Chipre. O governo da ilha precisa levantar 5,8 bilhões de euros (US$ 7,6 bilhões) como uma precondição para receber o pacote de resgate de 10 bilhões de euros oferecido ao país.

"Desde que a soma seja de 5,8 bilhões de euros, eu acho que isso será apoiado por todo mundo, mas com certeza os ministros e a troica precisarão ouvir os números exatos e provas de que isso vai funcionar", disse uma das fontes. O acordo original, anunciado no sábado, prevê que as contas bancárias com menos de 100 mil euros sofram taxa de 6,75% e as com mais do que esse valor sofram taxa de 9,9%. As informações são da Dow Jones.

TAGS