PUBLICIDADE
Notícias

Cadastro positivo reduz assimetria de dados, diz Tombini

21:31 | 21/03/2013
O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, avalia que a Central de Risco de Crédito (SCR) e a conclusão da regulação do cadastro positivo vão reduzir a assimetria de informações entre credores e tomadores de financiamentos.

"No âmbito do Banco Central, fortalecemos outro importante instrumento: a Central de Risco de Crédito (SCR). Agora ela abrange 99% do montante de crédito existente no âmbito do Sistema Financeiro Nacional. E o registro individual de cada operação conta com mais informações, como o faturamento da pessoa jurídica ou renda da pessoa física, detalhamento da garantia e registro de eventual cessão do crédito", afirmou o presidente do BC.

"No campo regulatório, some-se ao SCR, a conclusão da regulamentação do cadastro positivo, abrindo espaço para que empresas privadas aperfeiçoem os cadastros existentes ou mesmos novos bancos de dados sejam constituídos", acrescentou. "Para o mercado, o novo SCR e o desenvolvimento dos cadastros positivos constituem-se em poderosos instrumentos de informação relevantes à tomada de decisões creditícias, que irão contribuir para reduzir a assimetria de informações entre credores e tomadores e aumentar a eficiência do mercado de crédito."

Segundo o presidente do BC, tais instrumentos são ainda mais relevantes para os pequenos e médios bancos que, por limitações naturais de escala, podem buscar, no SCR e nos cadastros positivos, "acesso a informações necessárias à realização de seus negócios com maior segurança".

Ele fez os comentários em cerimônia de comemoração aos 30 anos da Associação Brasileira de Bancos (ABBC). No discurso, Tombini não fez menção direta a indicadores macroeconômicos, como inflação, Produto Interno Bruto (PIB) e taxa de desemprego.

TAGS